22 de mai. de 2008

O "GRAUÇÁ" - Antes e o Depois...

Por quê "GRAUÇÁ" ???
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Por estarmos estrategicamente localizado na “Capital Nacional do Caranguejo” em Canavieiras – BA, no Sul da Bahia, as margens do Rio Pardo e ao lado da praia da Costa, na Ilha de Atalaia, nasceu o apelido da espécie “Ocypode Quadrata” – Caranguejo Branco, então graças aos comentários do amigo Marco Romano: “ Pela força que tem como um 4x4, é um verdadeiro GRAUÇÁ”
O “Grauçá” é conhecido em outras regiões como: maria farinha, vira maré, espia maré, guruçá, caranguejo fantasma (ghost crab), caranguejo albino, aguarauçá, cabeleireiro. É um caranguejo da família dos ocipodídeos. Possui carapaça quadrada e coloração branco-amarelada, é forte e rápido, é encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no litoral do Brasil, vivendo em buracos acima da linha da maré alta, em praias arenosas.
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“GRAUÇÁ” - OS SONHOS SE REALIZAM COM O TEMPO...




Um dia me vi morando numa praia do Sul da Bahia, imaginando rodar pelas areias brancas, num dia de sol, admirando o mar e o rio paralelamente, pilotando um "GURGEL X12 TR", como esse, com a intenção de ir pescar na foz...
Navegando pela Internet achei vários modelos e opções de carros "OFF ROAD" que me excitaram...
Sinalizei também para algumas pessoas e amigos o meu interesse, pelos "OFF ROADS" e para minha surpresa ao perguntar a um desses amigos sobre um NIVA Branco que ele andava, disse-me que estava parado a quase quatro anos na garagem da fazenda...
Do papo informal surgiu uma proposta de compra e venda sem ver o carro, por ser amigo poderia facilitar... Não pensamos muito e fechamos negócio. O Niva estava com o documento atrasado por mais de 5(cinco) anos... Reboquei até a Oficina do Zezinho (Oficina São José) para reformá-lo.
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Comprei uma bateria nova para funcionar o Niva. O Zezinho (mecânico) retirou o tanque para lavar encontrando um enorme furo, que foi criado pelo resíduo químico da gasolina velha, para nossa segunda surpresa, o tal resíduo de anos, também estragou o lastro do Niva com um furo três vezes maior. Contratei então, um profissional para recuperar a chaparia começando pelo lastro, inferior do veículo e chassis, gostei tanto do serviço que não parei mais. Após o serviço geral de chaparia e pintura, mudaram-se totalmente os planos, antes as ordens dos fatores eram: 1º mecânica, 2º chaparia e 3º pintura, mudaram radicalmente para 1º chaparia, 2º pintura geral e 3º mecânica.
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Em fim da primeira fase da reforma do “GRAUÇÁ”, depois de exatos 450 dias (de 05/02/2007 a 1º/05/2008), o inicio dos testes mecânicos pondo o Lada – Niva – 1991, para rodar após castigo de aproximadamente 1.460 dias de repouso absoluto, parado entre uma garagem e a Oficina São José (Zezinho).
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Para chegar até aqui acompanhe o antes e o depois...
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Aonde chegamos...
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Grandes AMIGOS virtuais da lista de discussão “CAMARADAS DO NIVA”, deram preciosas e inteligentes dicas, em destaques: João Bomer, Flugêncio, Rones vargas, Rene Peter, Marcelo Amendoeira, Leonardo Couto, Vlamir, Luis Fernando, Thiago Baré, Gustavo, Soldier, Fábio Neves, Flávio Henrique, Leo Franco, Gutemberg, Daniel Gracioso, Marli, Robson, Euclydes Ferreira, Luan, Cassiano Natal 4x4, Aluisio Maia, Marcio Sampaio, Daniel Leão, Fábio Aguilera, e muitos outros camaradas... .
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. Lojas automotivas, especializadas em Lada Niva e Off Road, contribuíram bastantes para tomar decisões entre custos e benefícios. Em destaques: Alternativa 4x4, Apoio 4x4, BOMER, Casa do Lada, Lad Peças, Maceral, Natal 4x4 e SARAN’CAR.
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. Muitos sites visitados de Grupos organizados de simpatizantes do Niva foram essenciais para descobrir alternativas bem próximas do original. Em destaques: camaradas do niva, nivagerais, Niva Verde – ES, futriqueiros do niva, Status, Sarancar, trilha 4x4, caminho das pedras, natal 4x4, apoio 4x4, ladaniva 4x4 net, fórum 4x4 brasil, niva 4x4, niva clube ABC, de niva na trilha, niva clube, entres outros...
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PNEUS – Depois de muitos cálculos de equivalência com amigos e também pesquisas diversas, foi decidido que inicialmente o “GRAUÇÁ” usaria sapatos reformados nas medidas originais – Militar 600x16 em rodas também originais, ambos enquanto conheço a “máquina” fora da estrada 4x4. .
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. Espelhos retrovisores novos, usando a mesma furação original do veiculo, produzido por Apoio 4x4.
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. Estribo Maceral – Dificuldades para instalação, pois não existiam os suportes do macaco, foram arrancados, depois do fundamental apoio do Rafael da Maceral e inteligência do “Professor Pardal” Zezinho criando um suporte fantástico, o casamento perfeito Estribo Maceral e o Niva. Para-barros produzido por Apoio 4x4.
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Faróis Auxiliares – A idéia era para ficar com uma cara mais radical e com certeza de ter uma boa iluminação auxiliar nas futuras trilhas e pescarias noturnas, além do luau acampado na foz do Rio Pardo ou na praia da Barra Velha com a Dona Patroa e nossa filhinha.
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Scoop (produzido pelo Natal 4x4) e Pára-brisa novo em dregadê..
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Escapamento novo: Abafador do Chevette e Silencioso do Uno + saída esportiva.
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Volante Esportivo (COUGAR) e Descansador de braço similar aproveitando a furação, comprado na SARAN’CAR
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Motor Original sem qualquer adaptação, foi instalado peças novas: vela, cabos de vela siliconizado, platinado, condensador, regulador de voltagem, rotor, distribuidor, bobina, junta do carburador, elemento do filtro de ar e bateria de 60A (a primeira que foi comprada estragou por falta de uso).
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.Além de borrachas novas nos vidros, portas e tampa da mala, foi instalado frisos de borracha nas laterais.
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.Diferencial Dianteiro 10x43 e rolamentos das rodas dianteiras e traseiras, sistema de freio foram trocados, além de borrachas tensoras para suavizar os barulho da lataria se acomodando ao andar nas costelas de vaca e pisos em paralelepípedos..
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