Dois Lada 4x4
(Niva) partiram de Togliatti para montanha Elbrus, uma expedição de 16 dias,
oito de caminho de ida e oito de volta, uns 4.000 km em
trechos de estrada de muitas dificuldades. O limite mínimo de altura era de 3.800 metros acima do nível do mar, cinco "selvagens" subiram em dois veículos Lada 4x4 (Niva) especialmente preparados. Em seguida a equipe continuaram a subir até altura máxima a pé, no final da travessia, no topo de Elbrus, o símbolo LADA.
trechos de estrada de muitas dificuldades. O limite mínimo de altura era de 3.800 metros acima do nível do mar, cinco "selvagens" subiram em dois veículos Lada 4x4 (Niva) especialmente preparados. Em seguida a equipe continuaram a subir até altura máxima a pé, no final da travessia, no topo de Elbrus, o símbolo LADA.
O monte Elbrus é a
montanha mais alta da Europa. É um vulcão extinto localizado na parte ocidental
da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia.
Para participarem
da expedição uma versão especial do Lada 4x4 para testar: o “Lada 4x4 Série
Limitada Off-Road 2015” http://grauca4x4.blogspot.com.br/2015/05/lada-4x4-serie-limitada-off-road-2015.html),
o selvagem... Os carros foram preparados para o teste, mas os principais
componentes técnicos, conjuntos, motor, transmissão e suspensão não são
diferentes do típico Lada 4x4.
Disse o chefe do
projeto, Sergey Rodin: “...estamos interessados em
ver como o Lada 4x4 se comporta em condições
extremas produzido por uma fábrica
de automóveis convencional ".
As
principais melhorias do "selvagem” LADA 4x4:
Foi substituidoos
pneus de BFGoodrich 235/75-R15 pelo Bridgestone 215/75-R15, levantando ainda
mais e com característica de montanha; Ganhou pára-choques de metal soldados; Guincho
capaz de suportar uma carga de 4 toneladas; Dispositivos de iluminação
adicionais dentro e fora; Snorkel; Proteção mais forte (metal 3mm); Uma caixa
adicional sobre o teto do carro para bagagens de 330 litros; Escada para o teto;
Suporte reforçado
para roda reserva de estepe; Engates reforçados; Revestimento anti-reflexo no
painel de instrumentos.
Dentro, havia assento especial reforçado e apoio de braço, sistema de mídia com a navegação GPS, rádio, pacote eletrônico aumentado para um nível superior, para torná-lo menos vulnerável a água. Com um ganho de peso impressionante do carro, aumentou ligeiramente na gama de 90 kg. O consumo de gasolina foi em média de 14 litros por 100 km (7,14 km/l).
Sergey Rodin contou
a história do projeto e seus objetivos: “...o ‘selvagem’ existe desde 2012. Nós
viajamos pela Rússia em busca de lugares abandonados, misteriosos e bonitos, já
visitei ao longo dos anos mais de 150 destes. Passados mais
de 65.000 km, o novo objetivo, a expedição DIKARI,
a ascensão ao topo do Monte Elbrus. Nós compreendemos as dificuldades da
campanha, e portanto, definimos uma meta mínima
3.600 metros acima do nível do mar.
A equipe da
expedição foi formada por:
Sergey Rodin -
Chefe do projeto e expedição;
Andrei Golovin - piloto;
Roman Fesenko - piloto;
Elena Sheina -
fotógrafa;
Maxim Kalinichenko
- cinegrafista.
1º dia.
30 de junho de 2015.
Os resultados do
primeiro dia da expedição ao Monte Elbrus. Tudo certo como foi planejado. A
estrada entre Togliatti e Saratov foi muito tolerável, dirigiram 436 km. Umka e
Elka (os LADA 4x4) foram bem conservadores estrada. Com 2.900 rpm e velocidade
entre 110/120 km/h após 200 km de viagem os carros deram uma balançada na
variável temperatura e mudança de clima oscilando entre 36/37ºC, com chuva e
inundação em Saratov.
2º dia.
1º de julho de 2015
O experimento foi
um sucesso, 721 km, a sorte ajudou, o tempo foi bom para viajar, mas a tarde um
calor a 40 graus. A estrada para a capital da Kalmykia, bastante tolerável. Em
Volgogrado, pegaram muitas poças e buracos, em seguida, uma estrada mais fácil.
Os Ladas 4x4 passaram dos dois estágios de maturidade. Velocidade de cruzeiro entre
100-120 km/h, viajaram bem. O bom foi verem pessoas os fotografando-os e perguntando
sobre a performance do LADA 4X4, aparentemente atraiu o interesse de todos
transeuntes. Os pilotos Roma e Andrew rapidamente se acostumaram com as máquinas,
e no segundo dia virtuosamente as dominavam, podendo todos desfrutar da
estrada.
3º dia.
2 de julho de 2015.
Dirigiram cerca de 693
km e passaram a noite a uma altitude de 2.117 metros, na estrada entre Elista e
o Monte Elbrus. O tempo os favoreceu
durante todo o dia, sol no alto o tempo todo. Elka e Umka tiveram um excelente
comportamento na estrada. Os carros chegaram a velocidade 134 km/h, sem o
barulho de motor e vibrações, sem avarias, apenas uma substituição do fusível do
rádio. Os carros são grandes. Passaram a noite em uma aclimatação de altitude. Os
pilotos Roma e Andrew estavam satisfeitos com as máquinas e seu estilo de vida.
No caminho encontraram um monte de gente amável, todos estavam animados,
perguntavam sobre as características dos carros, fizeram muitas fotos. Encontraram
na estrada com um homem muito interessante e tipo chamado muçulmano. Ele nos
contou sobre a montanha, e sua experiência de escalada, passou um monte de
dicas úteis.
4º dia.
3 de julho de 2015.
Dirigiram desta vez
através das montanhas cerca de 112 km. Foram em busca de bons lugares para fotografar,
encontraram um desfiladeiro legal e aproveitaram para usar pela primeira vez o
“drome”, em seguida, foram enviados para a montanha antes de ligar a serpentina
para o início da filmagem. Subiram ao mais
elevado, pararam acima das nuvens, no observatório a uma altura de 3.121
metros. Testado a força e o poder do LADA 4X4, no caminho havia muitas pedras, e
um deslizamento de terra, a largura da estrada não era claramente suficiente
para viajar, mas Elka e Umka perfeitamente passaram no teste, apesar da altura
penhasco íngreme de 800 metros. Era um local onde há muito tempo ninguém ia,
pois a estrada estava interrompida pedras e escombros. O Lada 4x4 foi numa boa
se arriscando aqui e ali. A equipe se aclimatando e treinando subidas em
diferentes alturas, preparando-se para a subida do Elbrus. Tudo pronto e
acertado com o guia Alex que os levariam ao topo da montanha
5º dia.
4 de julho de 2015.
67 km apenas, mas
em características distintas da estrada, eram mais estreitas, com pedregulhos,
carros pondo ao limite, esforço total, mas Elka e Umka adequadamente lidaram
muito bem com a tarefa do dia, passaram sem perdas e com prazer inenarrável.
Conheceram um homem muito interessante chamado Abdul Halim. Foi ele quem
levantou a chama olímpica "Sochi-2014" Elbrus. Ele por duas vezes
escalou o Monte Everest (8.848 metros) com 52 e 54 anos de idade. Foi o segundo
dia de aclimatação a 2.000 metros. Dia seguinte de amanhã treinariam caminhadas
nas montanhas.
6º dia.
5 de julho de 2015.
O dia apenas a pé,
subiram a uma altura de 3.550 metros. Era o terceiro dia de aclimatação no vale. Subiram a montanha Cheget. Dado que esta é a
primeira experiência de subida para as altas montanhas, tudo correu bem, todos
sãos e salvos. O treino levou 5 horas. Não houve falta de ar e nem dores nos
músculos e ou articulações.
O maior problema
foi as queimaduras de ultravioleta.
7º dia.
06 de julho de 2015.
LADA 4x4 a uma
altura de 3500 metros. O guia Alex apresentou outro guia que os levaram ao topo,
seu nome era Albert Baydaev. Estavam preparando para levar nome do carro a uma
altura de 3.800 metros.
8º dia.
07 de julho de 2015.
Na parte da manhã queriam
levar o carro ao topo, mas a equipe passou por nova aclimatação na altitude. Alegria
não tem limites. No último subiram a 4.200 metros e retornaram para passar a
noite a uma altitude de 3.800.
Para celebrar o que
já se assemelha a um sucesso, a meta inicial de ultrapassem o limite de 3.600
metros foi concluído sem incidentes, a AVTOVAZ prepara-se para vender na Rússia
uma série especial Lada 4x4 "Elbrus Edition", equipada entre outras
inéditas cores exteriores, um metálico vermelho e ou azeitona verde, com adesivos
decorativos e dois padrões para
escolher, estofos exclusivos e rodas de liga leve de 16 polegadas retirado do
LADA 4x4 Urban. As vendas começam no decorrer deste Verão ao preço recomendado
de 411.800 rublos e 414.800 rublos para o vermelho e verde, respectivamente
6.800 e 9.800 rublos mais do que LADA 4x4 "clássico standard" (tipo
21214-40-010).
Aguardem!!!...
Aguardem!!!...
Fontes:
lada4x4.net
ku66
Vk
Ladainfo
lada4x4.net
ku66
Vk
Ladainfo
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