Dr. LADA
responde... (Mecânica):
Uma página
exclusiva de perguntas e respostas sobre a mecânica Lada Niva...
E o Dr. Lada irá
responder tirando suas dúvidas e te orientando da melhor maneira.
Faça sua pergunta e
envie um e-mail para Dr. Lada responde:
Sua pergunta e a resposta
do Dr. Lada será publicado aqui na nossa página...
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Dr.
Lada Responde, Bobina para o Niva (Post 1217)
“...que
tenha sido por conta das primeiras importações que chegaram no ano 90 e as
demandas de reposições foram acontecendo na sequência.”
Pergunta
do Niveiro Rodrigo de Inhumas – GO:
"Dr.
Lada, qual a bobina que devo usar no Niva de motor original 91?”
Resposta
do Dr. Lada:
“Salve
Camarada Niveiro Rodrigo! Eu costumo indicar a bobina que uso da marca Bosch (vermelha)
de referência: 9220081077. Sua indicação é do ano 93 a 99. Acredito que tenha sido por
conta das primeiras importações que chegaram no ano 90 e as demandas de reposições
foram acontecendo na sequência. A Bosch lançou a sua em 93 para concorrer no
mercado. Só achismo...”
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Dicas Para Comprar Um Lada Niva 4x4,
Dr. LADA Responde (Post 1215)
“...há quem diga que as viaturas 4x4
são lentas, mas elas precisam frear também.”
Pergunta do futuro e atual Niveiro
Carioca Leandro: "Dr. Lada, pretendo olhar um Lada Niva hoje pra comprar,
o que é mais importante a ser observado na avaliação de carro 4x4?"
“Uma excelente pergunta Leandro! Comprar
um veículo 4×4 não é uma tarefa fácil para quem quer evitar problemas futuros. De
inicio recomendo que não se atente para o bonitinho e arrumadinho, podem ser
fatores de atração, mas temos que observar muito mais que sua aparência. O
primeiro item que observo é o motor, devemos procurar saber se é o original do
carro ou é adaptado, e é de suma importância consultar o seu mecânico de
confiança, pois observará os detalhes de um motor em baixa e em alta rotação,
assim como sua alimentação de combustível e vazamentos. O segundo item que
observo é conjunto de caixa de marchas e transferências que são: o câmbio, a
reduzida e o bloqueio, itens que pode testar até com o veículo parado, mas será
extremamente necessário um teste drive com a viatura candidata, daí poderá
testar suas funcionalidades. O terceiro item importante é a suspensão, sugiro
que dê preferência por viaturas sem modificações na suspensão, a não ser que
seja um conhecedor do assunto. Verifique o alinhamento e o comportamento do
carro em terreno plano e os seus barulhos emitidos. O quarto item e não menos
importante é a parte elétrica e as suas funcionalidades. O quinto item, vai
depender de qual será a sua utilização, daí eu observo a parte interna, sua
conservação e suas funcionalidades. O sexto item é o sistema de direção deverá
ser verificado. E por o sétimo e ultimo item eu observo a chaparia, verifico se
há pontos de ferrugem ou corrosão, pois é fundamental para se determinar o
estado geral da estrutura da viatura. Ah, não devemos esquecer do sistema de
freios, há quem diga que as viaturas 4x4 são lentas, mas elas precisam frear
também! Espero ter ajudado Leandro, e ‘Solta o Burro, Solta o Burro!’”
Dr. Lada Responde, Manuais Diversos ( Post 1213)
“...sou curioso, gosto de mexer em tudo...”
Pergunta do novo Camarada Niveiro Rangel Rocha de Picos - PI:
"Acabo de comprar o Niva dos sonhos, sou curioso, gosto de mexer em tudo, daí pergunto: onde consigo os manuais de mecânica do Niva para que eu mesmo possa dar manutenção na minha nova viatura ou orientar algum mecânico?”
“Fala Camarada de Rocha, no blog do Grauçá estão disponíveis vários tipos de manuais, desde o proprietário do Niva, a manutenção, em várias línguas, a catálogo de peças genuína da Rússia, vou disponibilizar alguns links, divirta-se com o brinquedo novo... Como diz o Betão: ‘Solta os Burros’ rsrsrsrs...”
Dr. LADA RESPONDE -
Mecânica: Como Desmontar o Painel do Lada Niva (post 1200)
Pergunta do Zequinha Oficial
do Grauçá, Lacerda Perninha de Coentro, de Canavieiras/BA: "Dr. Lada, pretendemos
consertar o painel do Grauçá, mas não sabemos como se desmonta, poderia nos
ajudar orientando?"
“Grande Perninha, só
por acompanhar as façanhas das adaptações e upgrade do Grauçá posso lhe nomear
um Niveiro sem Niva? Acho que sim, mas valos lá. Existem quatro porcas na parte
superior da parede corta-fogo (duas atrás dos instrumentos e duas no fundo do
porta-luvas). Embaixo tem uns parafusos (não lembro quantos) fixados na
travessa. No painel de instrumentos deverá desconectar com cuidado o cabo do
velocímetro, o chicote (3 plugues) e terá acesso a parede corta-fogo e
alcançará as porcas. Deverá tirar as porcas com uma chave canhão ou biela. Não
lembro exatamente, mas me parece que é chave 8. Boa sorte, e como diz o Betão:
Solta o Burro, Solta o Burro!.”
Colaborador:
Leonardo Cardoso
A SAGA DO PAINEL RACHADO
– por Leonardo Cardoso (post 951)
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Colaboradores:
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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Troca do Acoplamento de
Borracha (post 1161)
Pergunta do Niveiro Nilton Souza Mello de Iguaba
Grande/RJ: "O acoplamento de borracha do Niva, os parafusos que os prende,
entram os seis na mesma direção? E se for, e de traz pra frente ou ao
contrário?”
“Grande Niveiro Nilton Mello, são contrapostos, sendo três parafusos e três pra outro, entrando intercalados um a um em direções opostas, mas tem que tirar todo o acoplamento da transmissão pra soltar as porcas dos parafusos.”
Colaboradores:
Anderson "Kavuska" Areal
Flugêncio Ferreira
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Dr. LADA RESPONDE -
Mecânica: Falta de Circulação de Óleo no Motor (post 1148)
“...o mecânico
sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia travar o motor e o
prejuízo ser maior...”
Pergunta de Armando
Dolly do Rio São Francisco:
“...a ignição do
Niva está pesada e demorava muito de pegar, levei ao mecânico para diagnosticar.
Fazendo as investigações ao chegarmos a tampa do bocal onde coloca-se óleo no
motor, verificamos que não havia óleo circulando por ali. Percebemos que o óleo
não estava subindo, então ele pediu para que eu ligasse novamente o motor enquanto
retirava o filtro de óleo, na esperança de jorrar óleo pra todo lado, nada
aconteceu. O mecânico sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia
travar o motor e o prejuízo ser maior. Achávamos que poderia ser a bomba de
óleo entupida ou pifada mesmo. E aí seria trabalhoso... Pergunto ao Dr. Lada: Será
que terei que abrir o motor para acessar a bomba de óleo e sanar o problema?!...”
"Prezado Niveiro
Armando Dolly, verifique a abaixo do distribuidor, retire ele, veja dentro do
bloco do motor uma engrenagem com umas ranhuras internas bem fininhas, elas
podem estar gastas e não estar acionando a bomba de óleo, um serviço rápido de
20 minutos se tiver a peça em mãos."
Colaboradores:
James Gama da Expedição
Nordeste-Central (www.expedicaonordeste-central.blogspot.com.br)
e os
Niveiros Dinossauros
Anderson Kavuska Areal e Flugêncio Ferreira com participações especiais!
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Dr. LADA RESPONDE -
Mecânica: Transferência 4x4 para 4x2 (post 1113)
Pergunta de Fraeder:
“Olá tenho um
pensamento para fazer no Niva, mas não sei se é possível. O Niva é 4x4 integral,
não sendo possível utilizá-lo 4x2 sem retirar um dos cardãs, existe algo que
possa ser adaptado ao Niva para que possa coloca-lo 4x2 e quando necessário
acionar o 4x4 novamente como é comum em outros veículos 4x4? Algo que de dentro
do carro eu consiga acionar o 4x4 novamente?”
Sim, é possível.
Existem sistemas que desligam o cardan dianteiro e deixam o Lada Niva 4x2. É um
sistema comercial vendido na Ladapower (http://www.ladapower.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=2702&virtuemart_category_id=43)
oferece as posições de 4x4 normal, 4x2 normal e 4x4 bloqueado. Seu veiculo terá
uma posição a mais na alavanca de bloqueio (a menor) onde será o 4x2.
Espero ter ajudado!
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Dr. LADA RESPONDE -
Mecânica: Óleos Lubrificantes (post 1112)
Pergunta de Régis Eduardo de
Porto Alegre-RS:
“Qual a densidade e
quantidade dos óleos da caixa de câmbio e diferenciais do Niva”
Conforme o manual do Lada
Niva 1600 a CAIXA de MARCHA tem a capacidade de 1,35 litros de óleo API GL-4/SAE
80W90, mas segundo mecânicos especialistas, comprovaram que faltam mais uns 500ml para completar aproximadamente no mínimo 1,8 litros e facilitar a lubrificação da 5ª marcha e ré. Já o DIFERENCIAL DIANTEIRO tem a
capacidade de 0,9 litros e o DIFERENCIAL TRASEIRO tem a capacidade de 1,3
litros de óleo API GL-5 e ou MIL-L-2105D de SAE 75w90.
Espero ter ajudado.
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Pergunta de Raimundo Lacerda:
"...poderíamos melhorar o arrefecimento do Niva?!..."
Sim com certeza! Para melhorar o arrefecimento do seu Niva basta fazer um pequeno investimento de um novo reservatório de expansão, uma alteração simples que trás bons resultados, a sugestão é usar o RESERVATÓRIO de EXPANSÃO do UNO, é um sistema selado, moderno e eficiente. A troca é muito simples, faz necessário também uma tampa de radiador simples, porem para sistema selado. Deverá também usar tampa para 1.0 e ou 1.4 Bar. Dê uma olhadinha na matéria "Sistema Selado de Arrefecimento by Fuynha
Mustelidae (post 1092)
Espero ter ajudado, até breve!...
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Travamento de Bloqueio (post 1109)
Pergunta de Marcel
Moraes de Jundiaí:
“... o bloqueador
do meu Niva travou no meio, não vai nem pra frente, nem pra trás e esta bloqueado,
tem alguma dica pra destravar?”
Marcel, liga o
carro, engrena a ré, da um saída rápida “para trás” não muito brusca como se
fosse fazer uma meia embreagem, em seguida sem desengrenar a ré retorne a
alavanca de bloqueio para o lugar original de condução.
Espero ter ajudado, até breve!...
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