11 de jan de 2014

A Saga do Painel Rachado – por Leonardo Cardoso (post 951)

Fomos contemplados com as dicas milagrosas do nosso Camarada Niveiro Leonardo Cardoso de Caçapava do Sul – RS, que reformou o painel do “Colorado Velhaco”, seu Lada Niva ano 1991, ele nos conta a sua saga com detalhes, e tenho certeza que muitos o seguirão...



“Quando comprei o carro o painel tinha dois pontos onde não tinha sequer
esponja: Um próximo do para-brisa, atrás do painel de instrumentos, e outro próximo à tampa do porta-luvas, conforme indicado nas fotos.”





“Eu queria recapá-lo com courvin sem nenhuma costura, ficando o mais próximo possível do original, mas não achei um estofador que quisesse fazer o trabalho. Todos queriam fazer recortes e costuras.”





“Sem saber o que fazer eu enchi os buracos com silicone preto, dei forma com uma espátula e rodei com o carro assim por dois anos.”





“Finalmente nestas férias decidi que usaria um pedaço de courvin que tinha em casa para tentar revestir o painel por minha conta e risco. Se desse errado não perderia nada além de tempo.”
“Quanto aos custos, usei cerca de meio metro de courvin que sobrou da reforma do banco traseiro, ao preço de R$24,00 o metro, R$7,00 por dois pincéis e R$18,00 a cola de contato ("cola de sapateiro") de 750 ml. Mas sugiro que não se economize na quantidade de cola! Quanto mais, melhor!”





“Passe bastante cola, tanto no courvin como no painel, e espere secar uns 10 minutos antes de unir as partes. Com bastante cola o courvin fica encharcado e fica bem mais fácil moldá-lo.”





“Depois é só prender o courvin nas extremidades (eu usei preguinhos, mas o ideal seriam grampos de estofador) e ir esticando e moldando. A dica que dou é, no lugar onde as curvas forem mais acentuadas e o courvin teimar em descolar, utilizar umas gotinhas de superbonder EM GEL (a versão líquida não funciona).”




“...e já que estava atacando de estofador, porque não brincar de eletricista?
Aproveitei a empreitada e removi o controle de luminosidade do painel ("dimmer") à esquerda do volante, aumentei o buraco e coloquei um voltímetro retirado de uma Lada Laika."




"A instalação é super fácil. Pólo negativo aterrado na lataria do carro. Pólo positivo ligado no fio que sai do miolo da chave. E luz de fundo ligada na luz de fundo o painel (fios brancos).”





“Acho que não posso classificar o trabalho como 100% devido a uns acidentes de percurso, onde abusei ao esticar o courvin e rasguei um pedaço próximo ao voltímetro, mas pra um primeiro trabalho não ficou tão mal, né???...”







Fonte:
Leonardo Cardoso
Caçapava do Sul - RS
Niva 91
"Colorado Velhaco"

8 comentários:

Phoenix Lada disse...

Ficou ótimo!!! E a idéia do voltimetro ali foi genial!!!

AJS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jair Gonçalves disse...

Show, mão na massa com carinho e dedicação não tem preço.

Karsten Gaber disse...

Sehr gute Arbeit.respekt :-)

James Duarte disse...

Ficou ótimo mesmo! Parabéns!!

Tatiana - a Mah disse...

show!!! parabéns pelo capricho

antonio4per4 disse...

Complimenti !!! un ottimo lavoro.

Unknown disse...

Belo trabalho e acessível de se fazer em casa mesmo!