Fomos contemplados com as
dicas milagrosas do nosso Camarada Niveiro Leonardo Cardoso de Caçapava do Sul –
RS, que reformou o painel do “Colorado Velhaco”, seu Lada Niva ano 1991, ele
nos conta a sua saga com detalhes, e tenho certeza que muitos o seguirão...
“Quando comprei o carro o
painel tinha dois pontos onde não tinha sequer
esponja: Um próximo do para-brisa, atrás do painel de instrumentos, e outro próximo à tampa do porta-luvas, conforme indicado nas fotos.”
esponja: Um próximo do para-brisa, atrás do painel de instrumentos, e outro próximo à tampa do porta-luvas, conforme indicado nas fotos.”
“Eu queria recapá-lo com
courvin sem nenhuma costura, ficando o mais próximo possível do original, mas
não achei um estofador que quisesse fazer o trabalho. Todos queriam fazer
recortes e costuras.”
“Sem saber o que fazer eu
enchi os buracos com silicone preto, dei forma com uma espátula e rodei com o
carro assim por dois anos.”
“Finalmente nestas férias
decidi que usaria um pedaço de courvin que tinha em casa para tentar revestir o
painel por minha conta e risco. Se desse errado não perderia nada além de
tempo.”
“Quanto aos custos, usei
cerca de meio metro de courvin que sobrou da reforma do banco traseiro, ao
preço de R$24,00 o metro, R$7,00 por dois pincéis e R$18,00 a cola de contato
("cola de sapateiro") de 750 ml. Mas sugiro que não se economize na
quantidade de cola! Quanto mais, melhor!”
“Passe bastante cola,
tanto no courvin como no painel, e espere secar uns 10 minutos antes de unir as
partes. Com bastante cola o courvin fica encharcado e fica bem mais fácil
moldá-lo.”
“Depois é só prender o
courvin nas extremidades (eu usei preguinhos, mas o ideal seriam grampos de
estofador) e ir esticando e moldando. A dica que dou é, no lugar onde as curvas
forem mais acentuadas e o courvin teimar em descolar, utilizar umas gotinhas de
superbonder EM GEL (a versão líquida não funciona).”
“...e já que estava
atacando de estofador, porque não brincar de eletricista?
Aproveitei a empreitada e
removi o controle de luminosidade do painel ("dimmer") à esquerda do
volante, aumentei o buraco e coloquei um voltímetro retirado de uma Lada Laika."
"A instalação é super
fácil. Pólo negativo aterrado na lataria do carro. Pólo positivo ligado no fio
que sai do miolo da chave. E luz de fundo ligada na luz de fundo o painel (fios
brancos).”
“Acho que não posso
classificar o trabalho como 100% devido a uns acidentes de percurso, onde
abusei ao esticar o courvin e rasguei um pedaço próximo ao voltímetro, mas pra
um primeiro trabalho não ficou tão mal, né???...”
Fonte:
Leonardo Cardoso
Caçapava do Sul - RS
Niva 91
"Colorado Velhaco"
8 comentários:
Ficou ótimo!!! E a idéia do voltimetro ali foi genial!!!
Show, mão na massa com carinho e dedicação não tem preço.
Sehr gute Arbeit.respekt :-)
Ficou ótimo mesmo! Parabéns!!
show!!! parabéns pelo capricho
Complimenti !!! un ottimo lavoro.
Belo trabalho e acessível de se fazer em casa mesmo!
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