Projeto
inicial Alexandre, projetos adicionais por André e Daniel Milke, NCRGS.
Inicialmente é importante entender quais são os componentes principais
do ar condicionado:
Os passos necessários para a instalação do A/C no Niva
são os seguintes:
- Selecionar um Condensador que caiba na frente do
Radiador.
- Definir um compressor de A/C adequado.
- Determinar o local para colocação, construir um
suporte para adaptar o Compressor do A/C.
- Adicionar polias para acionamento do compressor do
A/C.
- Determinar um lugar para instalar o filtro secador.
- Selecionar um Evaporador compatível com a caixa de ar
original do Niva.
- Selecionar uma válvula de expansão.
- Instalação do Ventilador auxiliar, recomendada.
- Vedar a caixa de ar interna ou substituir a caixa de
ar interna.
- Instalar a parte elétrica: botão de acionamento do
compressor, termostato, pressostato de baixa, relés.
- Instalar a válvula de expansão, as mangueiras e
colocar o gás.
- Verificar o comportamento do sistema de arrefecimento
do motor do Niva, que perde eficiência em função da instalação do condensador.
A caixa de ar interna do Niva, originalmente só para ar
quente, será usada neste projeto. Abaixo desenhos e fotos.
O projeto customizado
proposto tem o objetivo de um impacto mínimo no visual original do Niva. Foi
instalado em um Niva em 2008 e usa os seguintes componentes:
1) Condensador 12” x 18” x 22mm:
Mesmo tamanho do Chevrolet Corsa Classic. Normalmente não vale a pena
comprar o condensador e nem o evaporador no ferro-velho. Usualmente a peça
usada é mais cara do que uma nova em lojas especializadas em peças de AC
automotivo. Neste caso a peça nova é um condensador genérico, existem vários
tamanhos à venda. Outra opção são os sites como o Mercado Livre.
O condensador foi
instalado na frente do radiador, com a colocação de uma ventoinha elétrica
auxiliar empurrando ar na direção do radiador, vide foto abaixo. Na mesma foto
é possível enxergar a instalação do filtro secador, que será descrito mais
adiante.
1
2) Evaporador do Fiat Palio
Esse foi o evaporador mais
fácil de adaptar na caixa de ar original, sendo o mais semelhante em tamanho ao
radiador de ar quente original do Niva:
Como é necessário
cortar um pouco a caixa, o evaporador fica exposto. Para evitar água caindo no
chão do Niva quando o AC estiver funcionando, é necessário um acabamento de
Polietileno Expandido Aluminizado, mostrado na foto à direita. A água que
escorrer do evaporador vai voltar para a caixa de ar. Nas fotos a seguir a
parte inferior da caixa ainda não está revestida. O revestimento é necessário e
é mostrado mais abaixo. O evaporador pode ser montado na posição abaixo ou
invertido, com o encaixe da válvula na parte frontal da caixa de ar.
Um dos menores e
mais acessíveis compressores é o Sanden 5H09, vide foto. Possui 4
"orelhas" para fixação. Esse compressor é o “mínimo aceitável”. Além
da vantagem do custo, também é mais leve que a grande maioria dos compressores.
O ideal
provavelmente é o 5H14. Esse é o escolhido pelo Mauricio de Oliveira (Lada
Fans) e Daniel Milke. É mais potente e mais pesado. É totalmente recomendável
colocar um suporte traseiro neste compressor.
Teoricamente o compressor
5H09 consome uma potência de aproximadamente 3CV a 2.500 RPM, para produzir
cerca de 13.000 BTUs. Já o compressor 5H14 consome teoricamente uma potência de
aproximadamente 5CV a 2.500 RPM, para produzir cerca de 20.000 BTUs.
4) Chapa suporte para o compressor do A/C:
Segue desenho de uma
chapa adequada para suportar compressores da marca Sanden ou com montagem
idêntica aos Sanden, desenhada no CAD pelo André Milke. A sugestão é tentar
usar apenas uma polia móvel. Essa chapa também poderia ser alterada para
receber uma bomba hidráulica, se quiser acrescentar uma direção hidráulica. A
espessura da chapa deve ser no mínimo 6mm.
Esta chapa foi cortada a laser. |
Segue a foto do compressor 5H14 com o
suporte em cima da balança. Quase dez quilos. Na foto seguinte o compressor
preso na chapa.
Resolvido o suporte, é necessário
prendê-lo no bloco do motor. Neste projeto o suporte é preso na tampa frontal
do motor, a tampa de alumínio. O ideal é reforçar os parafusos. Parafusos Allen
são normalmente fabricados com nível de qualidade superior aos parafusos comuns
sextavados.
Esboço da chapa montada na tampa do
motor.
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5) Polias para acionamento do Compressor:
É necessário obter
uma segunda polia para acoplar sobre a polia original do virabrequim. O mais
fácil é comprar uma segunda polia original e prender sobre a primeira, ou ainda
mandar numa tornearia para copiar a polia original. A segunda polia vai
movimentar o compressor. Veja na foto abaixo a segunda polia presa na polia
original, a chapa suporte do compressor presa ao bloco com parafusos Allen e a
polia ajustável, também chamada de polia “louca”. O filtro de óleo aparece na
cor laranja. Na foto da direita a vista de baixo, da dianteira.
A
especificação da correia usada nesta instalação é 13AV1160, podendo também ser
a 13AV1165, 13AV1170 ou 13AV1175. Seguem
mais fotos da instalação:
Polia
“louca”, a polia para ajustar a correia. É uma correia rolamentada. Pode ser
comprada ou então fabricada em uma tornearia.
6)
Isolamento
do Ventilador Original e Ventilador Auxiliar:
É
necessário isolar o motor do ventilador interno contra a entrada de água, uma
vez que vai cair sobre ele água gelada do evaporador. Use silicone.
Além
do ventilador original, é muito recomendável a instalação de um ventilador
auxiliar para aumentar o fluxo de ar. No projeto proposto foi usado um ventilador
tipo trubina Imobrás 3 velocidades, corpo simples. Usado também em onibus e
outros veículos, é fácil de encontrar em lojas de peças de ônibus. Existem outras
opções, o Jossano Marcuzzo do Lada Fans sugere o uso do ventilador russo do
Lada Samara, normalmente disponível na Lada Power. O Daniel Milke sugere o ótimo
ventilador da Spal italiana, disponível em distribuidores no Brasil.
Nesta solução, o ventilador auxiliar
foi colocado no cofre do motor, na caixa de ar externa, como segue:
O ventilador da Imobrás é mais alto do que a caixa. É necessária uma
adaptação no capô.
Veja o resultado no capô. Precisou ser
adicionado um scoop para a proteção do ventilador.
7) Isolamento da Caixa de Ar Interna
A caixa de ar
interna do Niva precisa ser vedada, do contrário pingará agua gelada direto no
chão. O problema é que a caixa de ar interna do Niva é feita em Polipropileno,
um tipo de plástico que não aceita cola. É o mesmo plástico usado nas tampas de
bisnagas de cola. Qualquer tentativa de vedar, com massa automotiva, silicone,
etc. não funcionará de forma definitiva, somente paliativa. A caixa precisa ser
revestida. Para este projeto ela foi revestida com chapas de PVC expandido de
3mm, conforme desenvolvido pelo André Milke. Poderia ter sido revestida também
com fibra de vidro. O PVC expandido é muito fácil de trabalhar, junto com a
cola de PVC usada para soldar canos de PVC.
O ventilador
original do Niva tem duas velocidades, controladas por uma resistência que está
no lado interno da caixa de ar. Esta resistência precisa ser movida para o lado
de fora da caixa, pois estragaria com a água gelada que cai do evaporador
durante o funcionamento do A/C. Em uma das fotos abaixo aparece esta
resistência posicionada já do lado de fora. Use uma folha de papel para fazer
os moldes para cortar as laterais, isso facilita o trabalho. Use também uma
furadeira e uma rebitadeira. Uma fita também ajudará no processo de colagem.
Coloque um dreno, feito com terminal de mangueira de jardim.
Use quantos
reforços forem necessários para fechar as frestas, conforme fotos acima. A cola
PVC funde o material de forma eficaz. O material PVC aceita pintura com
facilidade. A caixa foi pintada com spray preto. Foram adicionadas duas saídas
laterais, feitas com tubo de PVC de 40mm, para possibilitar saídas de ar nas
laterais dos painéis.
O difusor precisa
ser adaptado, cortando os encaixes originais, como mostrado acima. Um passo
obrigatório são os testes de estanqueidade. Coloque água na caixa para ter
certeza que está perfeitamente vedado e que a água somente sai pelo tubo do
freno.
8) Ventoinha auxiliar
É necessário
instalar um ventilador auxiliar para refrigerar o motor do Niva, que neste caso
é acionado junto com o A/C. Foto do condensador montado, ventoinha elétrica
empurrando o ar. O filtro secador está montado ao lado do condensador.
9) Ligações Elétricas
O sistema
elétrico precisa de um interruptor para o AC, termostato, pressostato de baixa (que
fica montado no filtro secador) e o interruptor para o ventilador (que pode ser
o mesmo original com 2 velocidades).
Segue o interruptor sugerido, de baixo
custo e facilmente encontrado em lojas especializadas em componentes para AC ou
no Mercado Livre.
O termostato é relativamente fácil de achar e de baixo custo. A ponta (sensor)
deve ficar posicionada junto ao evaporador.
10) Válvula de Expansão
Acoplado ao evaporador está a válvula
de expansão. Usamos neste projeto de A/C uma válvula de bloco do Honda Civic,
foto abaixo. Além da válvula da foto, são necessários o-rings para evitar
vazamentos. Normalmente as lojas de peças de AC tem os anéis “O” também. A
válvula fica projetada para fora da caixa de ar do Niva, é necessário fazer um
tipo de “calha” para direcionar os pingos de água que ela vai gerar de volta
para a caixa de ar ou recapar a parte que está fora da caixa com a manta
plástica. As fotos da caixa de ar com a
válvula montada são do Niva do Daniel Milke, a calha ficou perfeita.
11) Filtro Secador e Pressostato de Baixa Pressão
Da válvula bloco
parte uma mangueira para o compressor e outra para o filtro secador. Do filtro
secador, parte outra mangueira para o condensador. O condensador é, por sua vez
conectado com o compressor.
Você vai precisar também um pressostato de baixa pressão (foto à
direita). Ele fica montado no filtro secador. O modelo mais simples é o de 2
vias, usado neste projeto. O pressostato desliga a embreagem do compressor se o
gás do sistema escapa, se o próprio filtro fica cheio ou se o sistema congela.
Isso evita a quebra do compressor. Abaixo, o filtro secador com o pressostato
montado.
12) Chave para Ligar Ventilador Auxiliar
Segue foto do
painel, onde pode se ver a chave rotativa do ventilador auxiliar, a chave
liga/desliga do Ar Condicionado e o termostato. Também está montado no painel
um termômetro digital.
Por fim, é necessário fazer o dreno,
por onde a água do A/C sairá da caixa de ar. Conexões e mangueiras são os
usados em mangueira de jardim.
EFEITOS COLATERAIS POSSÍVEIS:
Aquecimento
excessivo do motor
O radiador original
do Lada Niva não foi projetado para suportar o Ar Condicionado. Além da
ventoinha auxiliar, você pode usar o sistema selado de arrefecimento by Fuynha
Mustelidae, do Lada Fans. Em situações mais extremas, pode ser necessário
trocar o radiador. No caso do Niva mostrado nesta proposta para o Ar
Condicionado, o radiador original (que estava com problemas) foi substituído
por um radiador de VW Santana com ar – montado invertido. Serviu muito bem. Foi
colocada também mais uma ventoinha auxiliar Spal. Os radiadores de alumínio
modernos, usados em sistemas selados, são baratos se comparados aos antigos e
muitas vezes a troca é bem mais em conta do que o conserto do radiador antigo.
Congelamento do
Sistema
O termostato é instalado com o intuito principal de evitar o
congelamento do sistema de A/C. Inicialmente você poderá ter que ajustar o
termostato no sentido anti-horário, caso o sistema mostre perda de eficiência
decorrente de congelamento.
Colaborador:
Niveiro Alexandre Milke
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