8 de ago. de 2011

Niva 15 anos na Antártica

Em 1989, a AvtoVAZ decidiu realizar testes de longa duração com o Lada Niva em condições extremas da Antártica.   Em 1990, o carro de produção normal, depois de passado por algumas pequenas revisões técnicas, foi enviado para a estação polar russa Bellingshausen tornando-se o primeiro veículo sobre rodas na Antártida.



Após o teste com o Niva, a pedido de cientistas, o carro permaneceu na estação e continuaram a operar, na de faixa de temperatura de menos 54 a mais de 4 graus, o Niva estava carregando diversas mercadorias, incluindo equipamentos científicos, embarcações de reboque, ajudando a fornecer assistência médica, e confiabilizando a conexão entre as estações vizinhas polares, etc.

Ao longo dos últimos anos para todas as estações da Antártica, que há muitos carros e caminhões, o Niva cross-country não ficou para trás das outras máquinas mais poderosas.  As excursões pela Antártica somaram-se mais de 40 mil km, em maio de 2005 o Niva retornou à sua terra natal. O veículo de motor original 1.6, terá seu lugar no Museu da AvtoVAZ. Quanto aos exploradores russos polar tem um novo SUV, ao escolherem um carro novo, os cientistas preferiram o design interno do Chevrolet Niva, que foi herdado da Cruz Car, o Niva foi e será de alta confiabilidade.




Existem membros das expedições, funcionários, turistas e representantes de outros países que testemunharam o brilhante "Niva" vermelho, por anos de condução na neve da Antártida, esses "representantes" são a melhor publicidade da indústria automobilística soviética!
Todas as estações estrangeiras na Antártica têm seus SUVs, a maioria deles jipes americanos.  Suas máquinas geralmente não duram mais de 3 a 5 anos, após o qual exportado como sucata. 
Após 15 anos de serviço o fiel "Niva" para o benefício da ciência e da propaganda da forma soviética de vida Togliatti tornou-se o primeiro veículo com rodas do mundo, aqueles utilizados para comunicação entre as estações polar do Sul.
A "AvtoVAZ" recebeu uma carta de exploradores polares russos com gratidão pela belíssima produção da fábrica, Vyacheslav Martyanov, o então vice-chefe da Expedição Antártica Russa, assinou a carta.
.
.
.
Fonte:
.
.
.

Nenhum comentário: