Vocabulário Off Road





N Ú M E R O S

:: 2WD
Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado na traseira ou dianteira;

:: 4WD
Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se podem engatar a tração 4x4 a partir da roda livre, ou através de comando elétrico no painel do veículo. A maioria dos 4x4 tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona a traseira quando necessita de mais tração;

:: 4X4 HI
Engatar a Tração 4x4 HI (High = Alta), significa colocar acionar a tração nas quatro rodas para trânsito em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em velocidades normais em estradas de terra e com baixo atrito. Veículos equipados com diferencial central podem trafegar em 4x4HI em qualquer tipo de terreno;

:: 4x4 LOW - 4x4
Engatar a Tração 4x4 L (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada. É colocar o veículo com tração nas quatro rodas em baixa velocidade. Permite mais controle do veículo e muita força para vencer cada trecho mais radical;

:: 6x6, 8x8
Configuração muito utilizada em caminhões militares e para serviços muito especiais. Os 6x6 tracionam com as seis rodas, e em certos casos podem tracionar somente em 6x4, quando somente as rodas traseiras oferecem tração. Já os veículos 8x8 são utilizados para transporte de mísseis e artefatos militares de combate. Em alguns modelos essa configuração possibilita a direção nos dois eixos dianteiros;




Codificação:
4x2 indica que o veículo tem quatro rodas e tração somente em duas.
4x4 indica que o veículo tem quatro rodas e tração nas quatro.
6x4 indica que o veículo tem seis rodas e tração nas quatro. Normalmente são cavalos mecânicos onde o eixo dianteiro é somente direcional e os dois eixos traseiros tracionam.
6x6 indica que o veículo tem seis rodas e tração nas seis. Sistemas usados normalmente em caminhões militares e carros de combate.
8x8 indica que o veículo tem oito rodas e tração nas oito.
Nos veículos tracionados, normalmente é possível andar com um dos eixos livre, ou seja, sem tracionar. Neste caso, mesmo o veículo sendo, por exemplo, 4x4, neste momento ele está rodando a 4x2 ou seja sem tração. Isto se aplica também aos caminhões militares 6x6, onde é comum desligar a tração dianteira, fazendo com que somente os dois eixos traseiro tracionem o veículo.





A

:: ABS - Anti Blocking System
Sistema de freio antibloqueio, que impede o travamento das rodas. Ao se pisar no pedal de freio, o sensor eletrônico aciona o sistema de freio de maneira pulsada, impedindo o travamento das rodas e possibilitando melhores condições de controle da direção. Alguns modernos SUVs já utilizam o ABS para controlar a tração, veja o ETC e ETS.

:: Active Trac
Sistema de tração 4x4 desenvolvido pela Mitsubishi, e que equipa os modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento de 4x2 para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou com aderência plena (asfalto). Pode ainda ter o diferencial central bloqueado, para melhor distribuição de torque entre os dois diferenciais;

:: Adernar
É andar inclinado. Todo o Jeep anda adernado. O peso da Caixa de Transferência mais a Caixa Reduzida, deslocados para o lado direito do Jeep, forçam um desgaste prematuro nas molas do lado direito do veículo;

:: Altura Máxima
É a máxima altura do solo que o veículo possui. A medida pode ser feita a partir da parte mais baixa do veículo como o diferencial. A média entre os utilitários e SUVs é de 22cm. Como exemplo cito o Hummer que tem mais 40cm de altura máxima do solo;

:: Ângulo de Ataque
É o ângulo que determina a aptidão do veículo para abordar um degrau mais proeminente, sem bater componentes da suspensão ou para-choque. Um bom veículo off road tem ângulo de ataque de no mínimo 30 graus;

:: Ângulo de Dorso
Diz a capacidade de superar um obstáculo sem que o fundo do carro bata por cima dele, como uma crista de elevação. Quanto maior o entre eixos, menos o ângulo. Para ser um fora-de-estrada, este ângulo deve ser no mínimo de 20 graus. Altura da carroceira em relação ao solo também é importante para melhorar a característica. Uma das modificações mais executadas nos Jeeps antigos é a inversão dois eixos, que são retirados de cima do feixe de molas e colocados por baixo, aumentando a altura do chassi e melhorando muito o ângulo de dorso. Quanto mais alto o chassi, menor é a estabilidade e menor é a inclinação máxima lateral antes de capotar.

:: Ângulo de Saída
É o ângulo que determina a aptidão do veículo para sair de um obstáculo sem que partes como o para-choque traseiro, bata no chão. As instalações de engates de reboque normalmente pioram o ângulo de saída. Um bom veículo off road tem ângulo de saída de no mínimo 30 graus;






B

:: Biscoito
 Tipo de pneu, também conhecido como biscoitão. Pneu para areia, grama, solos que necessitam grande flutuação. Pneu largo com dentes grandes.

:: Blocante de diferencial
Componente mecânico opcional que pode ser instalado no diferencial traseiro, o que é mais comum, no dianteiro, ou em ambos. A função e anular o efeito do diferencial, possibilitando que a transmissão envie torque igual para as duas rodas, o que facilita a abordagem de obstáculos mais radicais. Deve ser usado somente nessas situações, e sempre desligado quando se voltar a transitar normalmente em piso com atrito;





C

:: Cabrita
Técnica que se usa para adaptar um pneu para um terreno muito escorregadio;

:: Caixa de Transferência (T-Case)
Situa-se ao lado da caixa de marchas e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro;

:: Calço Hidráulico
É o pior problema que pode ocorrer a um 4x4. O motor aspira água pela entrada de ar e na tentativa de comprimir a água nos cilindros, danifica peças vitais como bielas, comando de válvula e até mesmo o bloco do motor. Para evitar esse desastre é fundamental a instalação de um snorkel, ou tomada de ar elevada;

:: Cambão/ Tow-bar
Estrutura triangular com engate que é instalada no chassi (ou pára-choque) na frente do veículo. Serve para rebocar o carro sem ter a necessidade de alguém dirigir o veículo rebocado;

:: Cardan
Eixo que liga a caixa de transmissão ao diferencial. Este fica perpendicular ao eixo das rodas;

:: Catarina
Vide patesca;

:: Cinta
Normalmente de nylon, a cinta é um acessório útil em operações de ancoragem do veículo, pois permite a fixação do cabo de aço em uma árvore sem comprometer o tronco. Muitos desavisados prendem o cabo de aço direto na árvore, o que pode danificá-la ou até mesmo matá-la. A cinta também é muito útil para prender um cabo de aço em um veículo sem pontos de ancoragem, quando pode ser enrolada nas partes inferiores sem risco de danos no momento do resgate;

:: Coelho
Designa o membro da equipe que sai com três dias de antecedência no rally dos Sertões para checar possíveis imprevistos e mudanças no roteiro, como uma ponte caída, uma nova cerca ou buraco de grandes dimensões.

:: Command Trac
É outro sistema de tração 4x4 que a Chrysler desenvolveu para sua linha Jeep. Este modelo é o part-time 4WD, que significa que seu proprietário só deve utilizá-lo para tração 4x4, quando estiver trafegando em terrenos difíceis e que ofereçam deslizamento em curvas. A caixa também permite o acionamento para 4x4 em pleno deslocamento;

:: Concentração
local nas cidades onde o rali "estaciona" depois da especial do dia.

:: Control Trac
Tipo de tração integral 4x4 utilizado nos modelos da Ford, como o Explorer. A caixa conta com circuitos eletrônicos que detectam deslizamentos nos diferenciais, e equilibra o torque para a melhor situação de tração. É equipado com marchas reduzidas, quando tem seu diferencial central bloqueado. Pode ser utilizado em 4x2;

:: Costela
Pequenas irregularidades no piso ou mini lombadas que, quando o carro passa em alta velocidade, dão a sensação de se estar trafegando por "costelas" gigantes;

:: Crawl Ratio
É a relação final que a viatura pode ter, ela define o quão reduzido será seu carro em determinadas situações, para descobrir o crawl ratio ou relação final da sua viatura:
1- descubra as relações de marcha do câmbio, t-case (1 ou mais) e diferencial
2- multiplique a relação da marcha desejada (primeira, segunda etc etc) pela relação da t-case e diferencial.
3- exemplo (se fosse um câmbio automático de Opala 3 marchas - TH180) em primeira marcha e sem contar com conversor de torque+ t-case de Hilux (com kit de redução) e diferencial Dana44 com relação (curta):
2,4 * 4,7 * 5,38 = 60,7;

:: Cureca
É a palavra para perigo. Possui graduação, indicada nos livros de bordo, que vai de um a três curecas. Antes, a graduação era indicada por caveiras (de um a três), mas atualmente usam-se pontos de exclamação;





D

:: Degrau
É a capacidade de um 4x4 atacar um obstáculo vertical (como um meio fio) e superá-lo. Para ser um fora-de-estrada, o mínimo é de 36 centímetros, sem que o para-choque dianteiro, carroceria ou suspensão batam. Para superação de um obstáculo destes é necessário bom ângulo de dorso e de saída;

:: Deslocamento
Trechos do rali entre uma especial e outra.

:: Deps
Indica "depressão de poças secas", resultado da ação da água da chuva em piso de terra que, quando seca, deixa deformidades no piso.

:: Diferencial
Componente mecânico presente em todos os veículos, fica instalado no eixo e tem a função de compensar as distâncias percorridas entre as rodas em uma curva. Os veículos 4x4 tem dois diferenciais, um no eixo traseiro e outro no dianteiro;

:: Diferencial central
Componente que fica instalado na caixa de transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos off-road. Equipa todos os utilitários e SUVs com tração integral, como a linha Defender e Pajeros;






E

:: E3
Simbologia usada internacionalmente nos ralis para indicar estreitamento de pista.

:: EAS
Eletronic Air Suspension, é outro dispositivo do Range Rover. Existem modelos adaptáveis a outros veículos. Serve para ajustar a altura do veículo (levantar ou abaixar), automaticamente (em relação a velocidade, quanto mais rápido mais baixo) ou manualmente. Isso pode ser muito útil se o veículo estiver com seu fundo apoiado num obstáculo (ângulo de dorso máximo). Basta dar uma levantadinha e ir em frente;

:: Eixo flutuante
Sistema de eixo traseiro que tem um sistema de rolamentos que sustenta o peso do veículo. Caso a ponta de eixo se quebre, o sistema mantém a roda no lugar, e é possível rodar com o veículo utilizando a tração dianteira;

:: Eixo semi-flutuante
Neste caso a ponta de eixo está conectada diretamente na roda. Se a ponta de eixo de quebrar, vai soltar a roda que cairá, deixando o veículo paralisado até a troca da ponte de eixo;

:: Especial
Trecho de alta velocidade, cronometrado, ou partes do roteiro onde a corrida é realmente disputada;

:: Esterçar
Entrar em uma curva derrapando e corrigindo a trajetória do veículo girando-se o volante (direção) e as rodas para o sentido contrário da curva. Isto pode evitar uma capotagem além de manter o veículo na trilha;

:: ETC – Electronic Traction Control
Este controle de tração foi desenvolvido pela Land Rover para equipar os Range Rovers. O monitoramento eletrônico das rodas traseiras, detecta se alguma delas começa a patinar, neste momento entra em ação o freio ABS, que paralisa a roda que está patinando e permite que o sistema envie torque à outra roda que tem condições de tracionar o veículo. É um recurso semelhante ao Selec Traction da Gurgel só que mais "fashion" e moderninho;

:: ETS – Electronic Traction System
Similar ao modelo da Land Rover, foi desenhado pela Mercedes para equipar os modelos da série M. A diferença é que o ETC equipa as quatro rodas e não somente as traseiras como nos Range Rovers;

:: Expedição
São viagens por roteiros longos, com duração de vários dias e grandes distâncias a serem percorridas;





F

:: Facão
Nome dado pelos off-roaders para erosão ou valeta mais profunda. O facão pode se formar por ação natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos, que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o local propício para formação de erosões pelo efeito da chuva. Os pneus conhecidos como "fronteira" são os campeões desse tipo de agressão ao ambiente, e são conhecidos como anti-ecológicos pelos estragos que causam;

:: Força (F) - Unidade Newtons (N)
É a multiplicação de massa (peso...) por aceleração. No motor temos Força no pistão devido a aceleração gerada na expansão da combustão da mistura ar + combustível;

:: Forfetar
Após o prazo máximo de chegada para dado veículo em determinado dia, há um período no qual o competidor deve entregar seu cartão de controle de horário. Universalmente, este prazo é de 30 minutos. Se perder o prazo, o veículo "forfetou", ou seja, será penalizado com a perda do resultado conquistado naquele dia e cairão muitas colocações;

:: Freio-motor
Recurso que usa o motor e marchas reduzidas para frear o deslocamento do veículo. Usado em descidas íngremes nos deslocamentos por trilhas e no dia a dia nas rodovias em descidas de serras, (você já leu em placas de trânsito: "Use freio-motor");

:: Full-time 4WD
Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers, Subaru 4x4, Lancia 4x4 e Audi 4x4 e o Lada Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente; 





G

:: G & P Genneral Purpose = Finalidades Gerais = Utilitário = Ge e P ou JEEP.
Uma das explicações para o nome do Jipe ou Jeep. A Ford lançou os seus modelos GPs;

:: GPS
A sigla significa Global Position System ou Sistema de Posicionamento Global. O aparelho serve para dizer onde você está se posicionando no planeta, recebendo sinais de 24 satélites posicionados a 20.000 km de altitude;

:: Gancho
Como um anzol, o gancho serve para enganchar algo que se quer fixar para puxar ou servir de ancoragem.

:: Guincho
Equipamento fundamental para incursões off-road radicais. As versões disponíveis no mercado são três: mecânico, hidráulico e elétrico. Este último é o mais popular, já que pode ser instalado na dianteira de qualquer veículo, e depende da bateria para funcionar. Com ele é possível arrastar pesos de, por exemplo, 4.000 Kg sem patesca, ou 8.000 Kg com o uso dela. É de uma praticidade incrível em uma trilha ou em expedições para regiões remotas;






H

:: Hi-Lit
Macaco ideal para prática do off-road. Pode levantar um veículo até 1,6 metros, facilitando operações de resgate e manutenção;



I

:: Inclinação Lateral
É a aptidão do veículo para abordar um trecho inclinado sem tombar. Na verdade os utilitários e SUVs 4x4 não são os mais capacitados para essa manobra, pois são mais altos que os carros de passeio e por consequência tem mais dificuldade para manobras em terrenos inclinados. Esta característica varia muito entre os modelos de 4x4 e é sempre recomendável que você conheça os limites de seu 4x4;

:: Indoor
Prova realizada em circuito fechado com inúmeros obstáculos artificiais como atoleiros, areia, buracos e curvas. É disputado em "baterias".

:: Insta Trac
É o nome do sistema usado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados no Estados Unidos. Equipa pick-ups como as Blazers, e é um sistema Part Time 4x4, o que significa que não deve ser utilizado em asfalto ou outro piso de aderência plena. Permite a mudança de 4x2 para 4x4 em pleno movimento, e conta com marchas reduzidas;





J

:: Jeep
Uma das explicações para o nome do Jipe ou Jeep. G & P Genneral Purpose = Finalidades Gerais = Utilitário = Ge e P ou JEEP. A Ford lançou os seus modelos GPs;






L

:: Levantamento
Determinação do roteiro do rally, realizado ao longo de meses de trabalho por uma equipe especializada da organização;

:: Lombas
Lombadas grandes que podem causar saltos violentos e quebra de elementos da suspensão;






M

:: Mosquetão
É como uma argola ou gancho que tem uma tranca que não permite o desenganchar sem se pressionar esta tranca ou trava. Serve para unir cabos, fixar ou fazer laçadas com um cabo ou acessório que será tracionado (puxado);







O

:: Off Road
Fora de estrada, palavra que traduz sentimento e aventura para jipeiro, motociclistas ou outros amantes de aventuras lonje do asfalto dos grandes centros;






P

:: Part-time 4WD
A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi;

:: Patesca
Também conhecida como "catarina", é um componente indispensável para quem vai a uma trilha. É uma roldana ou polia que usada em conjunto com o guincho ou mesmo entre dois veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada. Com ela, um guincho de 3.000 Kg de força máxima pode conseguir puxar até 6.000 kg. Também é muito útil para redirecionar o cabo de aço em resgates mais complicados no meio da trilha;

:: Peito de Aço
Acessório que protege em trilhas radicais, as partes dianteiras como barramento de direção e diferencial. Pneus All Terrain ou AT: Projetados para enfrentar terrenos diversos, como asfalto, terra, areia, neve e lama, com razoável desempenho em cada um deles. Normalmente os utilitários e SUVs saem de fábrica com pneus AT;

:: Piçarra
Tipo de solo formado pela mistura de fragmentos de rocha, areia e outros, mas que conserva, ainda vestígios da textura original da rocha. Também chamado de tapururuca;

:: Pneus All Terrain ou AT
Pneus aptos a enfrentar terrenos diversos, como asfalto, terra, areia, neve e lama, com razoável desempenho em cada um deles. Normalmente os utilitários e SUVs saem de fábrica com pneus AT;

:: Pneus Mud Terrain ou MT
Pneus projetados para terrenos lamacentos, com grande distância entre os gomos de borracha. Não são os mais adequados para trânsito em rodovias e altas velocidades, já que a área de contato com o solo é menor;

:: Positraction
Ou Tração Positiva, é um diferencial que desvia, ou bloqueia, parte da potência da roda que está girando em falso para a outra que tenha alguma tração. Normalmente o índice de bloqueio é de 70%. Algumas pick-ups da Chevrolet como as D-20 e as primeiras S10, vinham equipadas com este sistema. Já a Ford equipa toda a sua linha de pick-ups 4x2 como a F-250 e as Ranger;

:: Prime
Disputa tipo ponto a ponto (sem formação de circuito) em alta velocidade. Muitas vezes é apenas uma exibição promocional.

:: Profundidade Máxima de Travessia
É a aptidão do veículo em atravessar um trecho alagado, sem que suas partes vitais sofram qualquer infiltração de água ou lama. Nestes casos o mais importante é manter a entrada de ar do motor, livre de qualquer contato com a água ou lama, pois se o motor aspirar água pode sofrer o calço hidráulico e deixar você a pé;






Q

:: Quadra Trac
Equipa a linha Cherokee e é um sistema de tração integral 4x4. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque para cada um dos diferenciais, e permite o tráfego em marchas reduzidas;

:: Quebradeira
Trecho formado por piso com muitas pedras e buracos, geralmente em descida;

:: Quebra-Mato
Um para-choque reforçado que se coloca em veículos fora de estrada e pode ter fixados faróis e guincho. Serve para aumentar a proteção frontal do veículo quando este se choca com galhos, troncos ou pedras;




R

:: RAID: Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido
Modalidade na qual o mais importante é a velocidade média, por tempo, em alguns trechos do trajeto;

:: Rally
Prova na qual o trajeto é pré-determinado. Pelo caminho poderão ter obstáculos naturais e os carros serão monitorados por postos de controle, os chamados PCs;

:: Rampa Máxima
É a mais inclinada rampa que um 4x4 pode subir sem que o motor engasgue ou sem que tombe de volta para traz. Esse valor varia entre os modelos podendo ir de 30 a 45 graus;

:: Real Time
Nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V. O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e engata a tração traseira para auxiliar a dianteira a movimentar o veículo;

:: Roda Livre
É o componente que libera as rodas dianteiras do contato com a transmissão. Com isso ganha-se na economia de combustível e menos desgaste das partes dianteiras, que não são utilizadas em tráfego normal em ruas e estradas com boas condições de trânsito. Existem modelos manuais e automáticos;

:: Rodas Bead-lock ("modelo tradicional")
São rodas que previnem o desatalonamento do pneu, consiste basicamente em dois anéis de aço, um deles soldado ao aro externo da roda onde o talão do pneu fica apoiado, o outro anel vai montado por cima e parafusado (são 32 parafusos por roda) devidamente torqueados em "X";




S

:: Santo Antônio
Estrutura de canos que passa sobre as cabeças dos ocupantes de um veículo Off Road e é fortemente fixada a carroceria ou chassis e serve para proteção em uma eventual capotagem. Muitas vezes não é tão bem fixado e usado somente para fins estéticos, isto é um perigo e jamais recomendável;

:: Select Traction
Sistema simples de bloqueio, utilizado nos fora de estrada 4x2 da Gurgel. Baseia-se na utilização dos freios de estacionamento traseiros, que são normalmente acionados por um cabo de aço. O sistema é composto de três alavancas, a principal que freia as duas rodas simultaneamente, e mais duas pequenas, que freiam uma roda de cada vez. Se uma roda fica girando no ar, ou patinando, o condutor puxa o freio desta roda, fazendo as vezes de um blocante, e o diferencial envia todo o torque para a roda que está em condições de tração;

:: Sentinel
Sistema que sinaliza eletronicamente ao carro da frente que há um bólido mais rápido solicitando ultrapassagem. O dispositivo aciona uma luz no painel e um alarme sonoro. É usado geralmente em trechos poeirentos e de pouca visibilidade.

:: Shifting On Fhe Fly
Recurso que equipa grande parte dos SUV atuais possibilita que se engate a tração 4x4 em velocidades que chegam a alguns modelos, a 100 Km/h. Não confundir com o engate da reduzida (low range), que deve se feita sempre com o veículo parado;

:: Snorkel ou tomada de ar elevada
Consiste de um tubo que estende a tomada de ar do filtro do motor, para fora do cofre do motor e em posição a mais elevada possível. Com isso consegue-se proteger o motor da entrada de água em travessias mais radicais de rios e áreas alagadas. Para os motores a gasolina ou álcool é necessário um bom isolamento da parte elétrica da ignição, coisa que o diesel dispensa;

:: Spy
Equipamento que indica infrações, como excesso de velocidade em zonas de radar. Fornece dados sobre o percurso e indicações do comportamento do veículo naquele dia;

:: Suspensão Independente
Sistema que possibilita que cada roda tenha seu curso de suspensão independente da outra roda. É a configuração para trânsito em estradas e rodovias em altas velocidades, mas nem sempre é a ideal para off-road puro já que a altura máxima do solo não é constante;

:: Super Prime
Disputa em alta velocidade em circuito fechado (tipo um autódromo de terra), no qual os obstáculos são produzidos artificialmente (por trator, como morretes, depressões, curvas de raios variados);

:: SPUA
São molas embaixo do eixo, como original dos Jeeps. Fala-se em fazer SPOA, pra ganhar mais altura no jeep;

:: SUV
Denominação para Veículo Utilitário Esportivo, ou em inglês "Sport Utility Vehicle";





T

:: Talha
Sistema de engrenagens ou polias que serve como um multiplicador de força. Muito encontrado em oficinas ou açougues e com uma versão chamada TIRFOR. Pode içar grandes pesos sem se fazer muita força;

:: T-Case
(Caixa de transferência);

:: Tirfor
Equipamento formado por dois ganchos, um cabo, uma catraca e uma alavanca manual. Serve como substituto do guincho para puxar ou destombar o jipe, retirar obstáculos do caminho, etc.;

:: Tomada de força
Localiza-se na caixa de transferência de alguns utilitários. É usada para se instalar equipamentos mecânicos diversos como o guincho mecânico. Nos Jeeps, Land Rovers e Unimogs antigos a tomada de força era muito usada para se instalar bombas d'água, perfuratrizes, escavadeiras, semeadeiras e outros implementos para uso agrícola ou de serviços em obras;

:: Torque (T)- Unidade Newton metro (N.m)
É a Força multiplicada pelo raio de giro. É similar a Força; só que a Força é linear e o Torque é circular (rotação). No motor a Força do pistão é transformada em torque pelo conjunto Biela e Virabrequim (ou eixo de manivela). Assim do Virabrequim até a Roda temos Torque. Então é o torque que vai definir a capacidade de vencer um obstáculo ou atingir uma determinada velocidade;

:: Trabalho (W)- Unidade Joule (J)
É a Força multiplicada por distância. Do torque na roda dividido pelo raio do pneu temos a Força no pneu. Esta força multiplicada pelo distancia percorrida resulta o trabalho;

:: Trac-Lock
Tipo de diferencial que distribui automaticamente o torque entre as rodas traseiras, de modo a garantir a melhor condição de aderência em superfícies de baixo atrito, como lama, areia, etc. Sistema utilizado pela Troller e pela Chrysler nos veículos Jeep;

:: Tração Positiva
Positraction, Limited Slip Diferential, diferencial de escorregamento limitado, autoblocante, é um diferencial que desvia parte da potência (geralmente 60%) da roda que está girando em falso para a outra que tem tração. Com um LSD o veículo 4x4 melhora muito sua performance on/off-road. Quase todos os 4x4 modernos vêm com eixo traseiro LSD de fábrica ou como opcional;

:: Transposição Central
É a aptidão do veículo de transpor um obstáculo, como uma lombada sem que as partes inferiores se choquem com ele. Um veículo com distância entre eixos pequeno, como um Samurai ou um Niva tem mais facilidade para enfrentar obstáculos como esse;





V

:: Vau
É a capacidade de passar por região alagada sem preparação especial. Os veículos com motor a diesel, por não possuírem parte elétrica, normalmente podem ser mergulhados até pouco antes da altura da tomada de ar para o motor. Os 4x4 a gasolina são limitados pela altura do distribuidor e velas. Uma boa medida é a altura dos faróis dianteiros. Normalmente o valor "vau" atribuído pelo fabricante se refere ao movimento para frente na velocidade mínima em primeira reduzida e não a um mergulho espetacular a 40 km/h. A altura do escapamento não tem influência nesta medida;







W

:: Way point
Coordenada geográfica para utilização no GPS. Indica pontos da rota a ser empregada pelo competidor;

:: Wast Gate
 Serve para você regular a pressão final do turbo, sendo assim, caso seu motor comece a mandar ar demais pelo escapamento, o que ocasionaria em mais pressão do turbo, essa válvula é aberta e então o ar que está "sobrando" é desviado diretamente para o escapamento, sem atuar no eixo da turbina;





Z

:: Zona de radar
área de velocidade controlada através do Spy, geralmente em vilarejos e trechos perigosos;

:: Zequinha
É aquela pessoa que não possui Jeep, gaiola, bugre mas não perde uma trilha;


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*Termos utilizados no livro de bordo

! - Cureca (perigo)
!! - Dupla cureca
!!! - Tripla cureca (risco elevado, baixar a velocidade ao mínimo)
D - Indica trecho de deslocamento, ou trechos do rally entre uma especial e outra
DEPS - Depressões na estrada de poça seca
EROS - Erosão na estrada
FZR - Fim de zona de radar
ITE - Início do trecho especial (cronometrado)
IZR - Início de zona de radar (velocidade controlada)
LAPE - Laje de pedra (piso de pedra onde o veículo irá trafegar)
LBD - Lombada dupla
MB - Mata burro
MBVCL - Mata burro com vão central longitudinal
PTVCL - Ponte de toras com vão central longitudinal
R-30 - Radar 30 km/h
V – Vila




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Fontes:

 

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