Pneu com correntes
é uma técnica e um sistema de segurança utilizada em locais com neve e gelo,
onde o objetivo principal é evitar derrapadas e perda
de tração pelos pneus, aqui nós usamos na lama, principalmente em pneus mistos.
de tração pelos pneus, aqui nós usamos na lama, principalmente em pneus mistos.
A técnica consiste
em equipar os pneus com correntes, pode ser utilizado em diversos tipos e
tamanhos de automóveis, de tratores a quadriciclos.
A corrente propicia
ao veículo estabilidade e boa tração, porém somente é eficaz se o terreno tiver
neve ou lama densa, e a velocidade média do veículo é reduzida em cerca de 20%,
propiciando, com segurança, uma velocidade máxima de aproximadamente 50 km/h
(30 mph).
Geralmente são
fabricadas com ferro e aço, em alguns casos, são utilizados materiais como
kevlar (somente para neve). Algumas empresas fabricam as correntes com as
medidas exatas para cada tipo de pneus, mas suas origens deram-se de forma
doméstica até atingirem aceitação a ponto de ser fabricada em escala.
Circular na neve e lamaçal radical obriga a pneus adequados, algo que tende a ser dispendioso se incluirmos as
jante, ou ao uso de correntes de neve, situação mais acessível, mas nem sempre
a mais prática e que implica aquisições algo volumosas.
Mesmo havendo
disponibilidade, o recurso a correntes implica instalação prévia, caso
se queira evitar a situação de as colocar após o surgimento de uma
situação, do que decorrem demoras por vezes inaceitáveis, obrigando,
eventualmente ao esforço suplementar de as colocar e remover conforme o estado
das estradas na região.
Em zonas mistas,
onde apenas parte das vias requerem o uso de correntes, a situação pode ser
ainda mais complexa, obrigando a escolher quais os meios que as devem ter
instaladas e quais os que não devem, limitando posteriormente a escolha
daqueles que poderão desempenhar missões numa e noutra área.
lembramos que as
correntes não são universais, destinando-se a dimensões de pneus
específicas, sem o que são impossíveis de ajustar devidamente, convertendo-se
elas próprias numa autêntico perigo para o veículo e respectivos ocupantes, bem
como para os demais para que utiliza.
Os preços dos
conjuntos de correntes são bastante variáveis, dependendo das dimensões e da
espessura dos elos, que podem ir desde os 9 até aos 16 mm, para usar medidas
típicas, com os modelos de maior dimensão e complexidade a serem destinados a
veículos de maior porte ou aos todo o terreno.
Para quem utiliza
pneus de uso misto e enfrenta esporadicamente estradas enlameadas, pode
precisar de mais tração nestes trechos. Para estes casos você pode colocar
correntes nos pneus, que vai lhe proporcionar tração adicional e mais condições
de dirigibilidade em lama ou neve. Mas use-as apenas em situações limite, pois
as correntes são extremamente agressivas e antiecológicas, cavando sulcos
profundos no terreno a ser transposto. Procure atender às seguintes
recomendações:
• Não coloque as
correntes se a pressão dos pneus foi reduzida, porque o movimento do veículo
vai fazer as correntes mastigarem a borracha, danificando seriamente os pneus;
• Ao colocar as
correntes nos pneus dianteiros, verifique se não há risco delas se chocarem com
componentes da suspensão ao esterçar o volante;
• Evite que os
pneus patinem. Eles podem adquirir muita velocidade e ao tocar novamente o solo
a corrente agirá como um poderoso freio, provocando impactos na ponta de eixo e
engrenagens do diferencial, com sérios riscos de danos. Trafegue em 4x4 se
possível, use marchas reduzidas e aplique a velocidade adequada ao trecho;
• Após a colocação,
ande alguns metros para que as correntes se acomodem aos pneus.
• Não trafegue em
hipótese alguma usando correntes em pisos como asfalto ou estradas de terra
firme. Além do desconforto gerado pelo atrito, as correntes poderão danificar
seriamente os pneus. Se o trecho crítico acabou, remova as correntes.
Se precisar, volte
a ajustá-las e distribuí-las nos pneus. Então, todo o conjunto estará pronto
para o deslocamento. Veja a sequência de montagem das correntes:
1: Posicione a
corrente no chão e em frente das rodas. Depois movimente o veículo até que as
rodas fiquem em cima da corrente.
2: Distribua as
correntes para que fiquem bem ajustadas ao corpo do pneu.
3: Correntes
instaladas corretamente e presas por tirantes elásticos.
Fontes:
4 comentários:
Grauçá!
Parabéns pela matéria... A prendi a fazer uso de correntes desde os tempos de meu pai quando tinha uma F100 e enfrentava 200 km de barro...
Hoje tento achar corrente torcida para confeccionar um jg para o NIVildo, mas não se encontra no mercado mais, e os 2 jgs que tinha emprestei e nunca mais vi...deve ter ficado pela Patagônia!!! Rsrsrsrs
Muito bom esta matéria, pois em estradas ruins como tem no interior do Pais isto vai ajudar muito.
Muito bacana a materia.. parabens pelos detalhes... Uma duvida me surgiu... dos textos e videos que ja vi... nunca vi ninguem usando corrente em areia...!!! aos entendidos e experts... sera que usando corrente em areia de praia... fica pior a aderencia?
Ola pessoal,trabalho com fabricação de correntes para pneu de todos os modelos e tamanhos qualquer coisa é só chamar
16 991006606 whatszapp.
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