Nosso amigo e
camarada niveiro Fuynha Mustelidae nos prestigiou com uma promoção fantástica
de uma alteração simples que traz bons resultados para os nossos Lada Niva.
Ele instalou no seu
Lada Niva “Marvado” um revolucionário sistema eficiente de arrefecimento através
de novo “Reservatório de Expansão do UNO”,
transformando assim para um o sistema selado mais moderno.
Segundo ele a troca
é muito simples, faz necessário uma tampa de radiador simples, porem para
sistema selado, foi usado a do opala/chevette. Para compor o sistema precisa de
um reservatório do UNO com sua tampa para 1.0 ou 1.4 Bar.
Remove-se o
reservatório antigo e instala a do UNO acertando a curvatura da cinta que
prende e fixa no mesmo local deixando o novo reservatório levemente voltado pra
dianteira do Niva.
Conecta-se a
mangueira que vem do bocal do radiador ao novo reservatório. Existe uma diferença
de calibre desta mangueira que consiste em simplesmente sobrepor, foi cortado
um pedaço de 1,5 cm de uma mangueira que encaixava no reservatório e encaixou a
original do “Marvado” por cima.
Substituiu a tampa
original do radiador do Niva pela do opala/chevette de sistema selado que custou
na época uns R$ 10,00. Ligou a mangueira inferior do reservatório na conexão
INFERIOR do sistema de ar quente, se ele ainda estiver ativo será necessário
usar um "T" pra isso. Finalizado o processo coloca-se a água com
aditivo ou quem preferir só o aditivo e está pronto.
Declara o Fuynha: “Estou usando assim
há quase dois anos e não notei nenhuma contra indicação. Ficou bem mais estável
a temperatura que agora raramente passa dos 90 graus no painel. Antes de mudar
o sistema selado, ele aquecia em congestionamentos e em longas subidas, isso
acabou.”
Fuynha lembrou que
na época da compra do “Marvado” trocou a bomba d´agua, válvula termostática e
suas mangueiras, tudo novo e original.
A mangueira que vai do reservatório de expansão ao cano inferior do ar quente foi usado uma do sistema de expansão da linha volks com uma curva que deve ser cortada e o que sobra serve tranquilamente. Talvez exista outra no mercado que seja do tamanho correto e seja mais adequada, mas a que ele usou foi o da linha BX (gol quadrado)
O novo sistema
acrescenta 1,5 litros de água e ou aditivo. Esse detalhe acaba ajudando
bastante.
Observação
importante: quem segura a pressão do sistema é a tampa do reservatório e não do
radiador.
Como funciona o arrefecimento
Ilustração original do Lada Niva...
Ida da água...
Retorno da água...
Vídeo: Sistema de arrefecimento do motor - Vídeo Aula Animação
Mais
Fotos Ilustrativas de outros veículos Lada Niva com a Adaptação Sugerida pelo Camarada Niveiro Fuynha Mustelidae:
Fontes:
Camarada Niveiro Fuynha
Mustelidae
Lada Fans
Aventura &
Offroad
4x4Brasil
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4 comentários:
Muito legal gostei, e divulgando aqui deve ajudar outros niveiros a se livrarem deste problema. Abçs Betão.
Olá.
Tenho uma duvida. no reservatorio original há apenas uma mangueira. a agua quente pressurizada entra, mas não retorna.
na adptação existem duas. a agua quente que entra pela mangueira superior, deveria forçar a agua mais fria pra dentro do motor pela mangueira de baixo, certo.
mas na mangueira de baixo vai haver a agua quente circulante do motor. o que impede essa agua de entrar no reservatorio por baixo? há alguma valvula de fluxo ou algo parecido internamente?
Muito bom! Valeu a dica :)
Olá amigos, tenho um niva com motor AP E o radiador original Do niva. E o radiador está ruim tem algum radiador que possam me indicar para por no lugar deste? Grato
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