Os Niveiros Horváth
Mátyás e Györkös Attila aceitaram o desafio de 18.000 km entre Budapest na
Hungria e Bamako no Mali, percurso de ida e volta.
Budapest-Bamako é um rali de caridade, de concorrência e de aventura de condução louca de Budapeste para Bamako. Budapest-Bamako é para aqueles que sonham com o Dakar, na África, no Sahara e quer bater a sujeira sob circunstâncias extremas. É um evento de assistência mínima, o que significa que se você está em apuros você só pode contar consigo mesmo e seus companheiros de jornada. Você pode entrar na competição na categoria aventura. Não é um evento de domingo no parque com piquenique. Não é um pacote de férias organizado. É uma movimentação de duas exaustivas semanas em terreno hostil. Tem coragem de ir de Niva?! Os caras tiveram...
Budapest-Bamako é um rali de caridade, de concorrência e de aventura de condução louca de Budapeste para Bamako. Budapest-Bamako é para aqueles que sonham com o Dakar, na África, no Sahara e quer bater a sujeira sob circunstâncias extremas. É um evento de assistência mínima, o que significa que se você está em apuros você só pode contar consigo mesmo e seus companheiros de jornada. Você pode entrar na competição na categoria aventura. Não é um evento de domingo no parque com piquenique. Não é um pacote de férias organizado. É uma movimentação de duas exaustivas semanas em terreno hostil. Tem coragem de ir de Niva?! Os caras tiveram...
Um evento offroad
com grandes riscos e perigos desde a largada da Europa. E em caso de perigo,
você só pode contar apenas consigo mesmo. São acidentes que acontece nas
estradas europeias, são sequestros que podem ocorrer na África Ocidental tornando-se
vítima de um ataque terrorista da Al Qaeda, também são piratas, bandidos,
ladrões, são linchamentos por moradores caso atropele um homem ou animal, podem
desidratar no deserto, sofrer insolação, riscos de prisões ilegais por oficiais
corruptos da imigração que só permitem atravessar a fronteira em troca de
dinheiro, pirraças de oficiais de imigração preguiçosos que lhe permitem
atravessar a fronteira depois de horas ou dias de espera, são impostos e taxas
da África que improvisam e que variam de
5 a 30 euros, fora as perigosas conduções africanas e tempestades de areia...
Esses são os avisos da organização aos participantes.
No Rali os
participantes têm de completar etapas diárias de um campo para outro. Ao longo
da estrada que eles encontram geo-desafios, que são pontos de navegação
normalmente dados por coordenadas GPS. Estes pontos devem ser visitados,
fotografados e entrar na planilha diária. As equipes podem acumular pontos para
a conclusão das etapas diárias e alcançar os pontos geo. As penalidades são
dadas por desaparecidas etapas diárias ou excesso de velocidade em áreas
residenciais.
Rota:
Budapest-Midelt (SUPER MARATHON 4 dias – 3.629 km), Midelt-Merzouga (268 km), Merzouga-Erg Chigaga (429 km), Erg Chigaga-Assa (397
km), Assa-Laayoune (546 km), Laayoune-Dakhla (538 km), Dakhla-BouLanoar (dia de
descanso - 385 km), Bou Lanoar-B2 Beach (250 km), B2 Beach-Atar e B2 Beach-Noaukchott (450km/120 km), Atar-Tidjikja
e Nouakchott-Tidjikja (458 km/510 km), Tidjikja-Kiffa (272 km), Kiffa-Kayes (590
km), Kayes-Toukoto (310 km), Toukoto-Bamako (262 km). 8.784 km Média: 549 km/dia.
Categorias
GPS Classic: Os
competidores devem completar estágios diárias no tempo, bem como resolver
geo-desafios. Você pode acumular pontos para as etapas e os desafios. Os
resultados serão marcados e são anunciados os vencedores no final da corrida. A
velocidade não é um fator decisivo. Habilidade, resistência e sorte são
Turismo: A
categoria Tour 4x4 leva os participantes através de espetaculares e
emocionantes rotas offroad, não há nenhum ponto de recolha, competição ou
avaliação, mas há aventuras extremas, terrenos emocionantes, pedras, estradas
de areia e muita sujeira. Existem tarefas de navegação para resolver valendo
pontuação e muita diversão. No turismo a rota de acampamento em acampamento
pode ser feito em estradas pavimentadas.
School Bus: Viajam através
do Saara e da África Ocidental a bordo de um pequeno ônibus escolar que são
doados a uma escola na África.
Adventure: Nesta
categoria não há regras, sem tempo, sem pontuação. A única coisa que conta é a
linha de chegada, completando o desafio e fazendo novos amigos. Os
participantes podem escolher quais as estradas que levam para Bamako. As
equipes têm acesso a 24 horas de serviço de médicos ao longo da rota oficial e
nos acampamentos oficiais.
Espírito Bamako: A
categoria Espírito Bamako destina-se a manter o espírito fundador original do
rali vivo. Viajam em carros baratos, velhos, inusitados para a região, que sejam
engraçados, sejam criativos, sejam aventureiros e que façam as pessoas
sorrirem. Que sejam veículos do tipo ambulância, bombeiros ou veículos similares
engraçados, que sejam diferentes e tenham um grande coração.
A cerimônia de largada
acontece sempre em Budapeste, no entanto os participantes podem largar de onde quiserem.De acordo com anos de experiências dos organizadores do evento os custos
por pessoa em média fica em torno de 2.450 euros (R$ 9.422,82 câmbio de
10/06/2016).
Nossos expedicionários niveiros húngaros, Horváth Mátyás e Györkös Attila
preparam a viatura para o grande desafio. Reformaram a máquina toda para fazer
bonito na travessia. Fizeram um upgrade de invejar, mexeram no motor, na
suspensão, e nos principais componentes visando o mínimo de quebras e avarias
durante a competição solidária. Foram e voltaram os 18.000 km, só não saberemos
por enquanto o posicionamento na competição.
Além da dupla de húngaros também participou outra dupla de Lada Niva.
Fonte:
Horváth Mátyás
Tamás Ujváry