27 de set. de 2013

Expedição América Central - Dois Britânicos e um Húngaro. (post 915)


"Uma grande parte da nossa existência não serve a nenhum outro propósito do que o que nos permite desfrutar do resto" Dr. Samual Johnson (1709-1784).

Esta expedição é a experiência de dois britânicos e um húngaro viciado em drogas chamado John.  Com as economias em ruínas, diminuição de
oportunidades de trabalho e muita porcaria suficiente para durar uma vida, e é quando o Plano A de vida chega ao Plano B, nada mais nasce, mas tem novo sentido. 


O Plano B é: fazer poucos planos e ficar a dois dedos da conformidade.  
Se você está à procura de objetividade, profissionalismo e diplomacia, você não pode encontrá-lo aqui. Se você está procurando um exemplo de uma vida menos comum não será aqui lendo essa aventura...

Os membros da equipe GB:
Piloto/Motorista - Chris Smith
Navegadora - Liz Peel
Segurança - Johnny V.


A dupla Chris e Liz são britânicos, deram um basta na monotonia e partiram para o desconhecido, John é um Vizsla húngaro que em sua curta vida de dezoito meses de idade já consumiu mais que 4.800 comprimidos para se recuperar de doenças e sete cirurgias. Depois de ter visto nossas carreiras e atividades empresariais desmoronar por tempo suficiente nas mãos de cortes necessários governamentais e apáticos navais do setor público, como a Phoenix renascendo das cinzas de uma fogueira chamada "tits-up", a equipe Niva GB nasce.













A expedição zarpou através dos Estados Unidos em direção ao México com a intenção de buscar os cantos mais remotos desses países, procurando as areias do deserto, florestas lamacentas e da tranquilidade do isolamento.  Infelizmente não é tão fácil viajar com duas toneladas de carga no Niva e um cachorro nas costas chamado John. 


A viagem foi realizada com orçamento apertado, mas deu para comprar um Lada Niva 1.7i ano 2009 e instalar um guincho chinês knock-off batizado de Winnie.






 Entraram em contato com o primeiro e único Lada Niva importado das Ilhas Britânicas, a negociação foi promissora e deu tudo certo.  Embarcado num container, ao chegar ao destino do projeto, um trabalhador portuário esperou para ver o resultado, só para ter certeza que começou tudo ok. O carro estava intacto e até mesmo todos os itens que tinha enviado com o carro ainda estavam lá. No mundo do transporte é um pecado capital enviar um veículo com qualquer coisa nele que não seja as ferramentas originais, mesmo assim embarcaram também barraca, camas de acampamento, pás dobráveis, guincho, enlatados e uma série de tralhas que era muito grande ou muito pesado para enviar com a bagagem. Chegou nos Estados Unidos tudo! O Niva realizou a travessia pelo mar e bem próximo à água por duas semanas, obviamente, valeu a pena.  Foi um momento monumental. Liz veio correndo e abraçou literalmente o carro, batendo-o, acariciando-o com amor e carinho, afinal esse Niva iria leva-los por os Estados Unidos e através do México, não era um carro, era um símbolo do futuro comum, o veículo das futuras aventuras...



A primeira noite de acampamento selvagem foi com chuva torrencial, à segunda noite envolveu uma série de travessias de rios, as quais foram tratadas sem problema. Era o primeiro teste real do Niva, estavam gratos, pois foi superando as expectativas...


Búfalos passaram perto...

Poucas horas depois de ter deixado New Jersey encontram as florestas intermináveis ​​da Pensilvânia, estavam à procura de um lugar para acampar sob as estrelas. A viagem tinha realmente começado. 











Mudanças climáticas radicais...


Os preparativos para parte da viagem até Belize via Estados Unidos e o México foi planejado meticulosamente. Rodaram 1.300 milhas de terra levantando grandes nuvens de poeira, curtiram as paisagens mais dramáticas de toda viagem. Viram o dia-a-dia dos americanos comuns que vivem longe das cidades e aldeias inteiras abandonadas na sequência de dificuldades econômicas recentes. Ficaram surpresos com o número de casas, lojas e fazendas que obviamente foram abandonados nos últimos anos. Perceberam o quão duro os EUA foram atingidos com recessão. Um futuro de cidades fantasmas.



Em Tincup Pass, no alto das montanhas Colorado, coberto de neve durante oito meses do ano, revelou-se um grande desafio, há 12.140 pés era uma rota infernal, uma rota  hardcore para o 4×4.


Na rota de Gunnison o desafio era enfrentar o pedregoso, única trilha de subida, cerca de cinquenta quilômetros a leste, uma passagem nervosa, simplificando, é difícil, muito difícil. São pedras quebrando eixos, a subida é íngreme, enlameado, coberto de neve em algumas partes e áspero o suficiente para sacudir os recheios...


O russo é de qualidade, sua construção é louvável, foi fácil desafia-lo em Tincup...



Depois de ter atravessado o fosso continental entre a bacia do Atlântico e do Pacífico rumaram para o sul em Novo México, Texas e altitudes mais baixas, onde pode apenas ser capaz de dormir, da mesma forma que as pessoas normais fazem, sem o risco de auto asfixia...




O México é América Central, é agradável, frustrante, bonito e completamente em desacordo. Tudo seguiu conforme planejado, dirigiram ritmo calmo para Guanajuato (no centro do México), onde ocorreu um check-up.




Pegaram a Highway 40 Oeste, em direção ao litoral com o objetivo de alcançar Mazatlan. Mal sabiam eles que Highway 40 é também conhecida como a Espinha do Diabo, no México.  Toda fama por conta dos cumes da Sierra Madre Occidental, é uma estrada de vistas deslumbrantes, quedas verticais, ziguezague precárias, subidas íngremes e descidas sinuosas, mas a estrada é impressionante e bela,  com calor sufocante da Costa do Pacífico.
Encontram uma praia deserta e acamparam lá por três dias, nadaram no mar morno, beberam água de coco das palmeiras em torno e cozinharam peixes.


Um barulho chato ditou outro pit-stop para a troca de óleo rápida no meio do nada e chegaram em Terlingua com um belíssimo por-do-sol sobre as montanhas de Big Bend.


Uma dificuldade na manutenção do Niva na viagem verifica-se que nos EUA gostam muito de suas rodas de 15 e 17 polegadas, até mesmo as rodas de 14, no entanto, rodas de 16 polegadas são mais raras do que balançar bosta de cavalo nos EUA. Eles simplesmente não existem. Talvez esta seja uma nova encarnação da Guerra Fria, é uma teoria.











À noite com Ara foi à última noite nos EUA antes de dirigir até a cidade de Prosidio para atravessar a fronteira com o México no dia seguinte.



Partiram da fronteira do México para o trecho final Belize para finalizar a viagem maravilhosa e inesquecível, volta e meia o russinho vai conquistando as Américas...







2 comentários:

FUYNHA disse...

Show, sonho de consumo algo assim.

Unknown disse...

Show!
um dia quem sabe, uma expedição do Brasil para a Russia!