Dr. LADA responde... (Mecânica)



Dr. LADA responde... (Mecânica):

Uma página exclusiva de perguntas e respostas sobre a mecânica Lada Niva...
E o Dr. Lada irá responder tirando suas dúvidas e te orientando da melhor maneira.

Faça sua pergunta e envie um e-mail para Dr. Lada responde:

Sua pergunta e a resposta do Dr. Lada será publicado aqui na nossa página...


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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Troca do Acoplamento de Borracha (post 1161)



Pergunta do Niveiro Nilton Souza Mello de Iguaba Grande/RJ: "O acoplamento de borracha do Niva, os parafusos que os prende, entram os seis na mesma direção? E se for, e de traz pra frente ou ao contrário?”

“Grande Niveiro Nilton Mello, são contrapostos, sendo três parafusos e três pra outro, entrando intercalados um a um em direções opostas, mas tem que tirar todo o acoplamento da transmissão pra soltar as porcas dos parafusos.”  

Colaboradores:

Anderson "Kavuska" Areal
Flugêncio Ferreira 



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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Falta de Circulação de Óleo no Motor (post 1148)


“...o mecânico sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia travar o motor e o prejuízo ser maior...”


Pergunta de Armando Dolly do Rio São Francisco:
“...a ignição do Niva está pesada e demorava muito de pegar, levei ao mecânico para diagnosticar. Fazendo as investigações ao chegarmos a tampa do bocal onde coloca-se óleo no motor, verificamos que não havia óleo circulando por ali. Percebemos que o óleo não estava subindo, então ele pediu para que eu ligasse novamente o motor enquanto retirava o filtro de óleo, na esperança de jorrar óleo pra todo lado, nada aconteceu. O mecânico sinalizou que não deveria rodar com a viatura, pois poderia travar o motor e o prejuízo ser maior. Achávamos que poderia ser a bomba de óleo entupida ou pifada mesmo. E aí seria trabalhoso... Pergunto ao Dr. Lada: Será que terei que abrir o motor para acessar a bomba de óleo e sanar o problema?!...”

"Prezado Niveiro Armando Dolly, verifique a abaixo do distribuidor, retire ele, veja dentro do bloco do motor uma engrenagem com umas ranhuras internas bem fininhas, elas podem estar gastas e não estar acionando a bomba de óleo, um serviço rápido de 20 minutos se tiver a peça em mãos."






Colaboradores:
James Gama da Expedição Nordeste-Central (www.expedicaonordeste-central.blogspot.com.br)
e os
Niveiros Dinossauros Anderson Kavuska Areal e Flugêncio Ferreira com participações especiais!

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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Transferência 4x4 para 4x2 (post 1113)

Pergunta de Fraeder:

“Olá tenho um pensamento para fazer no Niva, mas não sei se é possível. O Niva é 4x4 integral, não sendo possível utilizá-lo 4x2 sem retirar um dos cardãs, existe algo que possa ser adaptado ao Niva para que possa coloca-lo 4x2 e quando necessário acionar o 4x4 novamente como é comum em outros veículos 4x4? Algo que de dentro do carro eu consiga acionar o 4x4 novamente?”

Sim, é possível. Existem sistemas que desligam o cardan dianteiro e deixam o Lada Niva 4x2. É um sistema comercial vendido na Ladapower (http://www.ladapower.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=2702&virtuemart_category_id=43) oferece as posições de 4x4 normal, 4x2 normal e 4x4 bloqueado. Seu veiculo terá uma posição a mais na alavanca de bloqueio (a menor) onde será o 4x2.
Espero ter ajudado!



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Dr. LADA RESPONDE - Mecânica: Óleos Lubrificantes (post 1112)


Pergunta de Régis Eduardo de Porto Alegre-RS:
“Qual a densidade e quantidade dos óleos da caixa de câmbio e diferenciais do Niva”
Conforme o manual do Lada Niva 1600 a CAIXA de MARCHA tem a capacidade de 1,35 litros de óleo API GL-4/SAE 80W90, mas segundo mecânicos especialistas, comprovaram que faltam mais uns 500ml para completar aproximadamente no mínimo 1,8 litros e facilitar a lubrificação da 5ª marcha e ré.  Já o DIFERENCIAL DIANTEIRO tem a capacidade de 0,9 litros e o DIFERENCIAL TRASEIRO tem a capacidade de 1,3 litros de óleo API GL-5 e ou MIL-L-2105D de SAE 75w90.


Espero ter ajudado.

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Pergunta de Raimundo Lacerda: 
"...poderíamos melhorar o arrefecimento do Niva?!..." 

Sim com certeza! Para melhorar o arrefecimento do seu Niva basta fazer um pequeno investimento de um novo reservatório de expansão, uma alteração simples que trás bons resultados, a sugestão é usar o RESERVATÓRIO de EXPANSÃO do UNO, é um sistema selado, moderno e eficiente. A troca é muito simples, faz necessário também uma tampa de radiador simples, porem para sistema selado. Deverá também usar tampa para 1.0 e ou 1.4 Bar. Dê uma olhadinha na matéria "Sistema Selado de Arrefecimento by Fuynha Mustelidae (post 1092)

Espero ter ajudado, até breve!... 

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Travamento de Bloqueio (post 1109)

Pergunta de Marcel Moraes de Jundiaí:
“... o bloqueador do meu Niva travou no meio, não vai nem pra frente, nem pra trás e esta bloqueado, tem alguma dica pra destravar?”

Marcel, liga o carro, engrena a ré, da um saída rápida “para trás” não muito brusca como se fosse fazer uma meia embreagem, em seguida sem desengrenar a ré retorne a alavanca de bloqueio para o lugar original de condução. 

 Espero ter ajudado, até breve!...

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