11 de jul de 2015

EXPEDIÇÃO SELVAGEM "DIKARI", 4.200 METROS, ACIMA DAS NUVENS (post 1068)


Dois Lada 4x4 (Niva) partiram de Togliatti para montanha Elbrus, uma expedição de 16 dias, oito de caminho de ida e oito de volta, uns 4.000 km em
trechos de estrada de muitas dificuldades. O limite mínimo de altura era de 3.800 metros acima do nível do mar, cinco "selvagens" subiram em dois veículos Lada 4x4 (Niva) especialmente preparados.  Em seguida a equipe continuaram a subir até altura máxima a pé, no final da travessia, no topo de Elbrus, o símbolo LADA.


O monte Elbrus é a montanha mais alta da Europa. É um vulcão extinto localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia.



Para participarem da expedição uma versão especial do Lada 4x4 para testar: o “Lada 4x4 Série Limitada Off-Road 2015” http://grauca4x4.blogspot.com.br/2015/05/lada-4x4-serie-limitada-off-road-2015.html), o selvagem... Os carros foram preparados para o teste, mas os principais componentes técnicos, conjuntos, motor, transmissão e suspensão não são diferentes do típico Lada 4x4.


Disse o chefe do projeto, Sergey Rodin: “...estamos interessados ​​em ver como o Lada 4x4 se comporta em condições extremas produzido por uma fábrica de automóveis convencional ".
 







As principais melhorias do "selvagem” LADA 4x4:

Foi substituidoos pneus de BFGoodrich 235/75-R15 pelo Bridgestone 215/75-R15, levantando ainda mais e com característica de montanha; Ganhou pára-choques de metal soldados; Guincho capaz de suportar uma carga de 4 toneladas; Dispositivos de iluminação adicionais dentro e fora; Snorkel; Proteção mais forte (metal 3mm); Uma caixa adicional sobre o teto do carro para bagagens de 330 litros; Escada para o teto;
Suporte reforçado para roda reserva de estepe; Engates reforçados; Revestimento anti-reflexo no painel de instrumentos.








Dentro, havia assento especial reforçado e apoio de braço, sistema de mídia com a navegação GPS, rádio, pacote eletrônico aumentado para um nível superior, para torná-lo menos vulnerável a água. Com um ganho de peso impressionante do carro, aumentou ligeiramente na gama de 90 kg. O consumo de gasolina foi em média de 14 litros por 100 km (7,14 km/l).






Sergey Rodin contou a história do projeto e seus objetivos: “...o ‘selvagem’ existe desde 2012. Nós viajamos pela Rússia em busca de lugares abandonados, misteriosos e bonitos, já visitei ao longo dos anos mais de 150 destes. Passados ​​mais de 65.000 km, o novo objetivo, a expedição DIKARI, a ascensão ao topo do Monte Elbrus. Nós compreendemos as dificuldades da campanha, e portanto, definimos uma meta mínima 3.600 metros acima do nível do mar.


A equipe da expedição foi formada por:
Sergey Rodin - Chefe do projeto e expedição;
Andrei Golovin - piloto;
Roman Fesenko - piloto;
Elena Sheina - fotógrafa;
Maxim Kalinichenko - cinegrafista.




1º dia.
30 de junho de 2015.

Os resultados do primeiro dia da expedição ao Monte Elbrus. Tudo certo como foi planejado. A estrada entre Togliatti e Saratov foi muito tolerável, dirigiram 436 km. Umka e Elka (os LADA 4x4) foram bem conservadores estrada. Com 2.900 rpm e velocidade entre 110/120 km/h após 200 km de viagem os carros deram uma balançada na variável temperatura e mudança de clima oscilando entre 36/37ºC, com chuva e inundação em Saratov.









2º dia.
1º de julho de 2015

O experimento foi um sucesso, 721 km, a sorte ajudou, o tempo foi bom para viajar, mas a tarde um calor a 40 graus. A estrada para a capital da Kalmykia, bastante tolerável. Em Volgogrado, pegaram muitas poças e buracos, em seguida, uma estrada mais fácil. Os Ladas 4x4 passaram dos dois estágios de maturidade. Velocidade de cruzeiro entre 100-120 km/h, viajaram bem. O bom foi verem pessoas os fotografando-os e perguntando sobre a performance do LADA 4X4, aparentemente atraiu o interesse de todos transeuntes. Os pilotos Roma e Andrew rapidamente se acostumaram com as máquinas, e no segundo dia virtuosamente as dominavam, podendo todos desfrutar da estrada.







3º dia.
2 de julho de 2015.

Dirigiram cerca de 693 km e passaram a noite a uma altitude de 2.117 metros, na estrada entre Elista e o Monte Elbrus.  O tempo os favoreceu durante todo o dia, sol no alto o tempo todo. Elka e Umka tiveram um excelente comportamento na estrada. Os carros chegaram a velocidade 134 km/h, sem o barulho de motor e vibrações, sem avarias, apenas uma substituição do fusível do rádio. Os carros são grandes. Passaram a noite em uma aclimatação de altitude. Os pilotos Roma e Andrew estavam satisfeitos com as máquinas e seu estilo de vida. No caminho encontraram um monte de gente amável, todos estavam animados, perguntavam sobre as características dos carros, fizeram muitas fotos. Encontraram na estrada com um homem muito interessante e tipo chamado muçulmano. Ele nos contou sobre a montanha, e sua experiência de escalada, passou um monte de dicas úteis.





4º dia.
3 de julho de 2015.

Dirigiram desta vez através das montanhas cerca de 112 km. Foram em busca de bons lugares para fotografar, encontraram um desfiladeiro legal e aproveitaram para usar pela primeira vez o “drome”, em seguida, foram enviados para a montanha antes de ligar a serpentina para o início da filmagem.  Subiram ao mais elevado, pararam acima das nuvens, no observatório a uma altura de 3.121 metros. Testado a força e o poder do LADA 4X4, no caminho havia muitas pedras, e um deslizamento de terra, a largura da estrada não era claramente suficiente para viajar, mas Elka e Umka perfeitamente passaram no teste, apesar da altura penhasco íngreme de 800 metros. Era um local onde há muito tempo ninguém ia, pois a estrada estava interrompida pedras e escombros. O Lada 4x4 foi numa boa se arriscando aqui e ali. A equipe se aclimatando e treinando subidas em diferentes alturas, preparando-se para a subida do Elbrus. Tudo pronto e acertado com o guia Alex que os levariam ao topo da montanha










5º dia.
4 de julho de 2015.

67 km apenas, mas em características distintas da estrada, eram mais estreitas, com pedregulhos, carros pondo ao limite, esforço total, mas Elka e Umka adequadamente lidaram muito bem com a tarefa do dia, passaram sem perdas e com prazer inenarrável. Conheceram um homem muito interessante chamado Abdul Halim. Foi ele quem levantou a chama olímpica "Sochi-2014" Elbrus. Ele por duas vezes escalou o Monte Everest (8.848 metros) com 52 e 54 anos de idade. Foi o segundo dia de aclimatação a 2.000 metros. Dia seguinte de amanhã treinariam caminhadas nas montanhas.







6º dia.
5 de julho de 2015.

O dia apenas a pé, subiram a uma altura de 3.550 metros. Era o terceiro dia de aclimatação no vale.  Subiram a montanha Cheget. Dado que esta é a primeira experiência de subida para as altas montanhas, tudo correu bem, todos sãos e salvos. O treino levou 5 horas. Não houve falta de ar e nem dores nos músculos e ou articulações.
O maior problema foi as queimaduras de ultravioleta.








7º dia.
06 de julho de 2015.

LADA 4x4 a uma altura de 3500 metros. O guia Alex apresentou outro guia que os levaram ao topo, seu nome era Albert Baydaev. Estavam preparando para levar nome do carro a uma altura de 3.800 metros.







8º dia.
07 de julho de 2015.

Na parte da manhã queriam levar o carro ao topo, mas a equipe passou por nova aclimatação na altitude. Alegria não tem limites. No último subiram a 4.200 metros e retornaram para passar a noite a uma altitude de 3.800.







Para celebrar o que já se assemelha a um sucesso, a meta inicial de ultrapassem o limite de 3.600 metros foi concluído sem incidentes, a AVTOVAZ prepara-se para vender na Rússia uma série especial Lada 4x4 "Elbrus Edition", equipada entre outras inéditas cores exteriores, um metálico vermelho e ou azeitona verde, com adesivos decorativos e  dois padrões para escolher, estofos exclusivos e rodas de liga leve de 16 polegadas retirado do LADA 4x4 Urban. As vendas começam no decorrer deste Verão ao preço recomendado de 411.800 rublos e 414.800 rublos para o vermelho e verde, respectivamente 6.800 e 9.800 rublos mais do que LADA 4x4 "clássico standard" (tipo 21214-40-010). 


 MOMENTOS...
















Aguardem!!!...


Fontes:
lada4x4.net
ku66
Vk
Ladainfo

Nenhum comentário: