2 de ago. de 2011

Levantando o Lada Niva

O Lada Niva é relativamente fácil de levantar a sua suspensão, algumas lojas vendem Kits para levantar o Niva.





Visão geral de elevação da frente

Há 4 maneiras principais para alterar a suspensão dianteira um Niva, todas das quais fazem levantar do chão.   Os elevadores de frente pode geralmente manter os amortecedores padrão, mas o ideal será uma medida superior a ser instalado.   Depois de levantar qualquer suspensão dianteira que você precisa para o seu alinhamento de direção.   Pode-se, é claro usar pneus de maiores polegadas e mais altos, além da vantagem de também aumentar o seu diferencial relativamente do solo.




Visão geral de elevação da traseira

A maioria dos elevadores da traseira do Niva são feitos com um espaçador. Levantar a traseira não vai elevar o diferencial central a partir do solo, pneus mais altos irão fazer isso. Elevadores traseiros geralmente exigem amortecedores maiores serem instalados.  Importante verificar a mangueira de freio traseiro, pois deverá sofrer estresse no curso da suspensão total.  Também precisará ajustar a válvula de freio ou estender seu suporte.




Levantamento da Frente




Com Cunha








As vantagens deste elevador é que mantém a mola de ações e a cunha ajuda a endireitar a frente. Além disso, é barato e relativamente fácil.  A cunha aumenta a distância entre os triângulos superiores e inferiores, elevando plataforma inferior.  




Com Anel

Espaçador de anel aumenta artificialmente a altura da suspensão, mas eles têm a vantagem de manter as taxas standard e usar amortecedores dianteiros padrão do Lada Niva, anéis genéricos podem ser comprados em lojas de 4x4.
















Com Bobina

Bobinas é uma maneira fácil, e geralmente, legal para levantar um Niva. Bobinas pode ser mais longo ou mais duro ou ambos para aumentar a altura. Algumas pessoas não gostam da suspensão mais dura causada por bobinas, bobinas duras são geralmente desvantagem para a articulação off-road.








Com Tubo

Usa-se tubos em vez das cunhas para elevar a plataforma. 










Levantar a Traseira




Para se levantar a suspensão traseira em uns 30 mm, basta simplesmente calçar as molas, para isso utiliza-se calços utilizando como medida o original do carro.   Vale lembrar que na suspensão traseira, a espessura do calço a ser colocado na mola é exatamente igual à medida que a suspensão será levantada.  Será necessária a substituição do flexível do freio do eixo traseiro por um de comprimento maior.







ADVERTÊNCIAS:


AVISO 1: Modificando sua suspensão pode ser ilegal ou sujeito a exames especiais e não ser aprovado na inspeção do DETRAN da sua cidade.




AVISO 2: Usar elevadores para aumentar a suspensão poderá gerar um desgaste maior em outras peças, a exemplo das homocinéticas, eixo cardã, e diferencial.



AVISO 3: Normalmente, um carro levantado perde em estabilidade, pois o centro gravitacional original é alterado, fazendo com que o ponto de equilíbrio seja projetado para fora do eixo em inclinações laterais, envolvendo ângulos que até então o carro suportava sem problemas. O efeito final é a capotagem prematura.




.
.
.
Fontes:


.
.
.
.


Nenhum comentário: