30 de ago. de 2011

21 de ago. de 2011

LADA 4x4 М - Interior Modernizado - Vídeo

Isso você já sabe se for leitor fiel ao Blog do Grauçá 4x4, pois apresento a produção em massa de LADA NIVA 4x4 "M" equipado e "modernizado".
Os painéis são inspirados no ex-LADA SAMARA, e vai deixar o velho vinil preto, tipicamente "anos setenta" em favor de plástico (polipropileno moldado por injeção) e braços mais amplos e acima dos consoles laterais que sempre foram carentes.
Para entender melhor essas mudanças sutis, porém importantes, que acrescentam beleza ao novo painel de instrumentos digital e da carga contida banco de trás com anexos ISOFIX para cadeiras de crianças...
A história é contada em um pouco mais de dois minutos num vídeo do youtube (em russo), assista "de verdade"...




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Fonte:
InfoLADA
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8 de ago. de 2011

Niva 15 anos na Antártica

Em 1989, a AvtoVAZ decidiu realizar testes de longa duração com o Lada Niva em condições extremas da Antártica.   Em 1990, o carro de produção normal, depois de passado por algumas pequenas revisões técnicas, foi enviado para a estação polar russa Bellingshausen tornando-se o primeiro veículo sobre rodas na Antártida.



Após o teste com o Niva, a pedido de cientistas, o carro permaneceu na estação e continuaram a operar, na de faixa de temperatura de menos 54 a mais de 4 graus, o Niva estava carregando diversas mercadorias, incluindo equipamentos científicos, embarcações de reboque, ajudando a fornecer assistência médica, e confiabilizando a conexão entre as estações vizinhas polares, etc.

Ao longo dos últimos anos para todas as estações da Antártica, que há muitos carros e caminhões, o Niva cross-country não ficou para trás das outras máquinas mais poderosas.  As excursões pela Antártica somaram-se mais de 40 mil km, em maio de 2005 o Niva retornou à sua terra natal. O veículo de motor original 1.6, terá seu lugar no Museu da AvtoVAZ. Quanto aos exploradores russos polar tem um novo SUV, ao escolherem um carro novo, os cientistas preferiram o design interno do Chevrolet Niva, que foi herdado da Cruz Car, o Niva foi e será de alta confiabilidade.




Existem membros das expedições, funcionários, turistas e representantes de outros países que testemunharam o brilhante "Niva" vermelho, por anos de condução na neve da Antártida, esses "representantes" são a melhor publicidade da indústria automobilística soviética!
Todas as estações estrangeiras na Antártica têm seus SUVs, a maioria deles jipes americanos.  Suas máquinas geralmente não duram mais de 3 a 5 anos, após o qual exportado como sucata. 
Após 15 anos de serviço o fiel "Niva" para o benefício da ciência e da propaganda da forma soviética de vida Togliatti tornou-se o primeiro veículo com rodas do mundo, aqueles utilizados para comunicação entre as estações polar do Sul.
A "AvtoVAZ" recebeu uma carta de exploradores polares russos com gratidão pela belíssima produção da fábrica, Vyacheslav Martyanov, o então vice-chefe da Expedição Antártica Russa, assinou a carta.
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Fonte:
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5 de ago. de 2011

Lego Lada Niva 4x4 By Nico71 - Parte 1 - Vídeo



O Lada Niva (Lego) está equipado com suspensões completa pendular com amortecedores. Os eixos são construídos com engrenagens...






Um motor XL foi colocado na parte traseira com discos nas quatro rodas. A direção é operada diretamente no painel por um motor M. O volante também é acionado pelo motor M. O motor L4 falso é colocado na frente, sob o capô e está conectado às rodas. Tem também uma caixa de câmbio de 2 velocidades. Ao menos, as portas e o capô podem ser abertos. As habilidades de limpeza são boas, mas o moc é bastante pesado, por isso tem atrito com a direção do eixo, apesar de um bom espaço e ângulo de saída...

















Assista o Vídeo 01:



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Fontes:
Galeria de fotos: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=424879
Instruções de construção: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=427159
http://www.nico71.fr/lada-niva/
www.brickshelf.com
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4 de ago. de 2011

Kit de Acionamento Mecânico da Embreagem by Geniva



O Adriano já havia feito e usado acionamento mecânico da embreagem em um dos seus NIVAS a cerca de um ano atrás quando ainda em testes com a "Direção VW by Geniva" (http://grauca4x4.blogspot.com/2010/11/kit-direcao-vw-by-geniva.html), o cilindro superior de embreagem não resistiu ao esforço e quebrou, resolveu então usar novamente essa adaptação. Primeiramente foram vários protótipos:







Depois de inúmeros ajustes e da certeza que não estava pegando em nada, e que tinha ficado muito macia, superior a original, então acreditou que estava no caminho certo, partiu para o primeiro modelo de embreagem by Geniva, que tinha como características o uso de um terminal do gol, na barra inferior, uma conexão com rasgo na barra superior regulável, e também dois rolamentos no furo da alavanca.  Foi aí que o nosso amigo Niveiro Genésio Adriano Gehres testou o outro modelo por algum tempo, mas achou que vibrava um pouco na parte onde o rasgo encaixava na ponta da alavanca...


 





Motivado então, o Camarada Geniva colocou suas habilidades mecânicas desenvolvendo o segundo modelo: 
"Fiz uma nova alavanca e coloquei um segundo terminal na outra extremidade da alavanca onde tinha sistema de encaixe, visando com isso eliminar ao máximo as vibrações do meu motor diesel e dar mais suavidade nos movimentos rotulares das barras quando acionado o pedal.  Além dessas mudanças passei também a usar um só rolamento mais robusto que os primeiros.




KIT FINAL

Tudo bacana, o Niveiro Adriano efetuou sua primeira venda à um camarada da Amazônia que também tem motor AP, e não é que o cara aprovou o kit!


"Mas quando enviei à um amigo de São Paulo que tem motor original, não deu certo! Não entrava, pois pegava no canister! E por eu não ter por perto nenhum NIVA original, meu amigo se dispos a modificar alguns pontos de fixação e o posicionamento.  Me enviou o protótipo para que eu refizesse tudo novamente.  Surgiu então o modelo final do kit, já aprovado por ele e também por outros três camaradas até o momento, com medidas diferentes para motor AP e original, e seguintes características:


1-O uso de um rolamento no furo onde o suporte fixo liga-se com a alavanca de acionamento = a menos folgas e maior durabilidade.

2-O uso de 2 terminais de direção do gol. Um entre a barra superior que vai no pedal de embreagem, partindo de cima da alavanca. E outro entre barra inferior que vai no garfo de embreagem partindo de baixo da alavanca.

3-O uso de conexões com rosca esquerda e direita, que é para uma regulagem final na barra superior, sem a necessidade de entrar embaixo do carro após a primeira regulagem.
"


Detalhe fundamental:
Geniva esperou o retorno nosso camarada Franck, representante brasileiro no 1º Encontro Latino Americano de Niveiros em Cuzco no Perúpara avaliar o kit:

“Tive a oportunidade de testar o sistema desenvolvido pelo camarada Geniva por quase 10.000 Km em condições bem pesadas (montanha e barro) durante a viagem para o encontro latino americano de Niveiros em Cuzco. O Sistema é ótimo, além de macio é muito resistente, comportou-se muito bem sem apresentar nenhum problema.  Apesar de ter chegado bem atrasado ao encontro tive a oportunidade de mostrar o sistema à alguns camaradas que ainda estavam por lá. Eles, além de acharem a solução muito interessante, confirmaram a minha impressão em relação à maciez do acionamento.”

Veja a matéria o 1º Encontro Latino-Americano de Niveiros em Cuzco no Perú:
http://grauca4x4.blogspot.com/2011/08/1-encontro-de-niveiros-latino-americano.html

Agora sim, está testado e aprovado!  O Geniva depois de todos os testes aprovados disponibilza venda do "Kit de Acionamento Mecânico da Embreagem by Geniva" pela internet, basta enviar um e-mail para Geniva e solicitar mais detalhes, assim como formas de pagamento e entrega.

KIT de Embreagem by Geniva


Instalado no Charrua para o 1º Encontro Latino Americano


Franck aprovou o desempenho afirmando que não houve quebra.

Momento inesquecível do Franck durante a viagem ao Perú...
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Contato para tirar dúvidas:
Com o Camarada Niveiro criador desse novo modelo de Kit de Embreagem
Genésio Adriano Gehres – “Geniva”
e-mail: adriano.gehres@gmail.com 
(51) 9609.6975
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3 de ago. de 2011

1º Encontro de Niveiros Latino-Americano em Cuzco 2011




O 1º Encontro de Niveiros Latino-Americano em Cusco é agora um sonho realizado, entre os dias 15 e 18 julho aconteceu o grande evento com a participação de 13 equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador , Venezuela e Peru, no total 40 pessoas participaram desta grande festa.



Um "Canarinho" tinha que estar presente...





Após o jantar de boas vindas em um lugar espetacular, e uma sessão de fotos na Plaza de Armas, foi iniciada as atividades programadas, visitando o complexo de Sacsayhuaman, Quenqo, Pucapucara e monumentos arqueológicos Tambomachay, que foram apreciados por todos Niveiros participantes.


No dia seguinte foram para o Vale Sagrado, Pisac e com visitação ao mercado, que era algo muito especial por causa das festividades da Virgen del Carmen, as comunidades vizinhas estiveram presentes para esta festa com bandas e trupes de dançarinos.


Nosso representante BRAZUCA: José Francisco Franck


Camarada Franck
Bagé - RS
Ano do Veículo: 1990/1991
Motor: 1.600 Original
Apelido do Niva: "Charrua"

23 dias de uma viagem prazerosa de ida e volta entre o Brasil e o Peru que em breve contaremos aqui no blog do Grauçá 4x4, aguardem!...

Argentina

Venezuela

Equador

Peru

Os Niveiros Argentinos, vindos da Patagônia, ofereceram um grande churrasco, regado a grandes conversas sobre Nivas e afins, além de uma cantata internacional única, completadas com as guitarras do Peru.
Los Hermanos confraternizando...
Durante estas atividades começaram a formar o 2º Encontro de Niveiros Latino-Americano... Breve teremos notícias.

Lembrança do encontro...

Por José García Hozbor
Niva Peru Presidente

Fotos:
Outros Links:
http://grauca4x4.blogspot.com/2011/05/encontro-latinoamericano-de-niveiros.html
http://grauca4x4.blogspot.com/2010/09/encontro-latino-americano-de-niveiros.html
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Fontes:
http://nivaperu.org
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