1 de abr. de 2010

Lada 4x4 no Brasil via Venezuela

O presidente Hugo Chavez deverá negociar com o primeiro-ministro Vladimir Putin a instalação na Venezuela de uma linha de montagem dos modelos Lada, que tem o Lada 4x4 como um de seus carros-chefe de vendas, segundo informa o Argentina Auto Blog, comandado pelo jornalista Carlos Cristófalo.

Chavez afirmou que pretende com o modelo abastecer o mercado interno e também países da América Latina. Há alguns anos, o grupo Caoa chegou a cogitar de trazer novamente o Niva para o Brasil, mas a negociação não seguiu adiante.


A boa relação entre os governos da Rússia e da Venezuela pode render frutos no segmento automotivo. De acordo com informaçoes da imprensa europeia, é possível que a Lada passe a produzir realmente veículos no país sul-americano. A produção seria feita em conjunto com a Corpivensa (Corporação das Indústrias Intermédias da Venezuela). E os planos devem ser executados em curo prazo: mais precisamente, nos próximos meses.



A expansão da Lada para o mercado sul-americano auxiliaria a empresa a reduzir seus problemas econômicos, que podem ser diminuídos também pela Renault. A gigante francesa estaria disposta a adquirir o controle da AvtoVaz, que administra a Lada. Neste sentido, a europeia poderia manter os planos atuais de enviar kits de carroceria para a Venezuela, para montar em CKD. Assim, reduziriam-se estoques e baixariam-se os preços dos veículos lá vendidos.


Além disso, a ação pode ajudar a Lada a retornar ao mercado brasileiro. Caso a Venezuela passe a atuar no Mercosul, com isenção de impostos de importação para produtos lá fabricados, a marca russa viria ao Brasil com veículos de preço nacional.



Fontes:

Matheus Q. Pera - Auto Diário

Carlos Cristófilo - Auto Blog

EFE
se/pb



Nenhum comentário: