27 de abr. de 2010

TESTE de CONSUMO de COMBUSTÍVEL (Aferição)

Seguindo o planejamento da revisão para solução do “Supitamento” de combustível, fomos para terceira parte (1ª confecção da “Flauta” http://grauca4x4.blogspot.com/2010/03/adaptacao-no-tanque-de-combustivel.html, 2ª parte a Regulagem do Carburador): TESTE de CONSUMO de COMBUSTÍVEL.

Auxiliado pela rica informação do blogger do Camarada Niveiro Djalma, seguimos suas instruções conforme link:
http://jipeniva.blogspot.com/2010/03/afericao-de-consumo-no-niva.html, foi usado uma garrafa de amaciante de roupa, 3 metros de mangueira para combustível. (fotos 1 e 2)

O Grauçá se comportou muito bem e acima das expectativas, com 2 litros de Gasolina rodou cerca de 14,5 quilômetros (foto 5) em terreno arenoso, asfaltado e paralelepípedo.

Conclusão do teste:
Percorrido 50% pela cidade e 50% em estrada de areia compactada aproximadamente, ficamos com o consumo médio de combustível de 7,25km/Litro de Gasolina.

A pergunta que ficou:
Será que na estrada asfaltada o Grauçá fará 9 ou 10km/l ?
Aí só respondo depois do próximo teste...



Foto1




Foto 2



2 furos na tampa um para o suspiro o outro para a saída do combustível



2 litros de Gasolina na garrafa de amaciante de roupa




Foto5

6 comentários:

Unknown disse...

Dizem que se botar vodka faz até 22,47Km/L... !!!

Unknown disse...

OLÁ PESSOAL, NUNCA OUVI DIZER Q VODKA AUMENTAVA A KILOMETRAGEM, SERÁ Q FUNCIONA MSM?
É MISTURADA NA GASOLINA? ALGUM DE VCS JÁ USOU?

Unknown disse...

OLÁ PESSOAL, NUNCA OUVI DIZER Q VODKA AUMENTAVA A KILOMETRAGEM, SERÁ Q FUNCIONA MSM?
É MISTURADA NA GASOLINA? ALGUM DE VCS JÁ USOU?

Gil Roberto disse...

Parabéns pela iniciativa do teste!

Se isto ajudar, posso informar que, ao longo de cerca de 9 anos e 200.000 Km, meu Niva anterior, um modelo 90/91, teve uma média geral (cidade e estrada, mas não posso precisar a proporção de cada um) de 7,9 Km/l. O atual, um modelo 95, em cerca de 4 anos e cerca de 66.000 Km, apresentou um consumo médio de 7,2 Km/l. Esta piora no consumo médio pode ser justificada, em parte, pelo fato de o trânsito em minha cidade ter piorado bastante. Além disso, tenho viajado bem menos, portanto tenho rodado menos em estradas. Para completar, tenho rodado muito por pequenas distâncias, o que faz com que o motor funcione mais frio, fora de sua temperatura ideal de funcionamento, o que também colabora para um maior consumo.

Blog Jipe Niva disse...

Olá camarada Betão.

Legal que você gostou e usou o aferidor de consumo Tabajara, alias sua montagem ficou super bem feita. //

Grande abraço

Djalma

LeandroPOA disse...

Uma comentário! Se o pneu for de medida maior que o original , por ex: 215 80 R16 ,o odômetro vai marcar uma distância menor ! Coloquei no meu Niva ,um velocímetro/odômetro de bike,devidamente calibrado com o perímetro do pneu ATX 23° ; deu uma diferença de quase 12% em relação ao odômetro do Niva.