19 de jan de 2011

Renault DUSTER 4x4, será o Moderno Niva do Brasil?!

Renault DUSTER 4x4,
o Moderno Niva do Brasil?!

Será que a parceria entre a Renault - Nissan - Avtovaz impedirá a comercialização do Niva no Brasil?! http://grauca4x4.blogspot.com/2010/06/avtovaz-renault-nissan.html






Não sabemos se a Renault/Nissan com o novo DUSTER 4x4 irá ser capaz, quanto a substituir o Lada Niva no Brasil, quando se trata de OFFROAD, mas parece que o objetivo de criar um sucessor para o nosso russinho, foi revelado no final de 2009.  Em próprias palavras da Renaut: "...o DUSTER 4x4 é um método econômico para comprar e rodar, resistente, confiável, e para 4x4 de fácil utilização, destinado a motoristas que procura uma SUV urbana com capacidade offroad de verdade..."




















Baseado na plataforma do Logan, o DUSTER 4x4 apresenta as medidas de 4,31 m de comprimento, 1,82 m de largura, 20 cm do solo, 1.280 kg de peso, com motor FLEX de 1.6 185hp, significa que é aproximadamente do mesmo tamanho do Crossover Nissan. 






A Renault diz que, seu preço será comparável a de um carro de cidade, uma SUV, mas na verdade sabemos que vai combater fortemente o Ford Ecosport.






A Renault deverá começar a produção do DUSTER 4x4 na sua fábrica de São José dos Pinhais no Paraná, para distribuição no Brasil, Argentina, México e Chile, será lançado em terras brasilis em outubro no Salão de Automóvel de São Paulo.  Assim como o Ecosport, também o Duster terá tração dianteira e uma versão 4x4 comacionamento automático.













Assista os vídeos do Renault DUSTER 4x4:



Um comentário:

Condomínio Vereda Paraíso disse...

Quem fabrica um carro racional fabrica também um SUV racional - o Logan é um carro que tem a frente bem feiosa (a traseira até que é passável) mas é um ótimo carro, já usei um da Localiza por uns dois meses (1.6 8V) e gostei. Tirando o nível de ruído, dá de dez a zero no Prisma e acho que também no Voyage, vc tem espaço na cabine e no porta malas e um motor que dá conta do recado.

Tem uma piada na net que diz que o Logan é a nova versão do Lada-Laika ... rsrsrs se pensar bem faz sentido, só que é um Laika, muuuito melhorado (tenho um Laika que está encostado - não tive saco de ser reprovado no Controlar).

Por analogia, o Duster é a nova versão do Lada-Niva (também tenho um e esse eu uso para uns passeios/trilhas de vez em quando e no rodízio)... mas muito melhorado, é lógico, vamos enumerar: injeção, AC, DH, motor mais econômico, maior capacidade do porta-malas e praticamemente o mesmo peso. Tudo bem o Duster não tem reduzida, mas tem um motor mais forte e dizem que a primeira é bem reduzida (já fiz uns cálculos e é verdade entrega quase o mesmo torque na roda que o Niva 72cv em 1ª).

Então, Renault (se tiver alguém lendo estes comentários), acertem no lançamento e vcs vão detonar de vender... lembram como o Niva vendeu no início dos anos 90? O produto de vcs é melhor e eu não achei a frente feia, muito pelo contrário... quanto ao painel do Logan... sem problemas se o preço for de fato inferior ao Eco.

Penso que a versão 4x4 poderia ter o motor 1.8 16v, mais econômico que o 2.0 e com praticamente o mesmo torque, até porque essa categoria de SUV não é para desempenho... conheço gente que acha o Duratec muito motor para o EcoSport e acaba tomando uns sustos nas curvas... e se esse motor dá conta da Gran Livina, também pode dar conta do peso do Duster.

Se a Renault lançá-lo a uns R$ 55 a R$ 58 mil (com ABS e AirBag), vai fazer estrago... pois o Eco 4WD é muito raro (custa R$ 63 mil), o mais próximo é o TR4 (um jipe de verdade, mas esquisito e pequeno) que já deve estar lá pelos R$ 73 mil, com uns R$ 92 já se vai para o Troller (mas tb é pequeno).

Então, custando uns R$ 5 mil a menos que o Eco 4WD, mesmo com um motor um pouquinho inferior e um painel mais modesto (não que o do Eco seja grande coisa), mas com um porta malas e um porte maiores vai arrebentar de vender, eu mesmo me candidato a comprar um.

Abs