Natural de São Paulo - SP, filho de nordestino de Parelhas – RN, morador de Natal, capital das praias com dunas e dromedários, o nosso amigo Francisco Cassiano Pereira da Silva, 45 anos, conhecido como Cassiano do Natal 4x4, ou Cassiano do X-Niva, apesar de ser um verdadeiro “Offroader”, ainda não o batizaram com “nome de guerra” que vingasse. Mas como tentarão apelidá-lo nas trilhas, se sempre relacionam com a referência nacional da transformação do Lada Niva?!
É difícil... Tiro por mim, pois não me chamam mais de Betão, é só Grauçá...
O Analista de sistemas, ousado e confiante em sua aventura em transformar um autêntico automóvel russo de conceito de mais de 30 anos, uma mudança corajosa, inteligente e radical, em design, praticidade e conforto, o re-construtor do Niva Pantanal CD 1993, foi rápido, dinâmico e entusiasta, característica de um ariano, um artista.
X-Niva como é chamado atualmente, embora muitos achem que tem relação com o “X-Man”, mas na verdade é uma designação americanizada para protótipos, ou seja, o “X” em questão é um referencial a “experimental”, que de certa forma o X-Niva é uma “plataforma experimental” e está sempre agregando novas modificações.
Cassiano acredita que deverá ser apenas o 3º dono desde a sua existência, quando adquiriu em 1998, sendo assim um casamento de 13 anos, mas antes teve outro Niva, um branco, ficou com ele por uns seis meses e nem chegou a fazer trilha, anos depois à procura de um 4x4, acabou encontrando o atual X-Niva.
O X-Niva representa um parceiro para ele, é como se tivesse alma.
“...Acho legal a reação das pessoas ao verem o carro pela primeira vez, principalmente as crianças que curtem muito o visual HotWhells...”
O Cassiano nos conta o que levou a transformá-lo:
“As possibilidades de melhorias são incontáveis, porém sempre que posso tento somar algo mais ao carro e a ferrugem, para quem mora o litoral ela é implacável. As modificações começaram principalmente pela dificuldade em conseguir peças de reposição, bem como de mecânicos como conhecimento do carro. Com isso foram surgindo às adequações e, por consequência as substituições por componentes de outro veículo de fabricação nacional. O Visual realmente começou a mudar quando decidi fazer a remoção dos pontos de ferrugem e mudar a motorização do carro. Conforme o andamento da lanternagem, com o carro desmontado comecei a verificar possibilidades de mudanças, e no decorrer dos trabalhos foram ocorrendo às modificações, caixas das rodas, longarinas e as portas receberam as maiores modificações.”
“As possibilidades de melhorias são incontáveis, porém sempre que posso tento somar algo mais ao carro e a ferrugem, para quem mora o litoral ela é implacável. As modificações começaram principalmente pela dificuldade em conseguir peças de reposição, bem como de mecânicos como conhecimento do carro. Com isso foram surgindo às adequações e, por consequência as substituições por componentes de outro veículo de fabricação nacional. O Visual realmente começou a mudar quando decidi fazer a remoção dos pontos de ferrugem e mudar a motorização do carro. Conforme o andamento da lanternagem, com o carro desmontado comecei a verificar possibilidades de mudanças, e no decorrer dos trabalhos foram ocorrendo às modificações, caixas das rodas, longarinas e as portas receberam as maiores modificações.”
A primeira peça a ser criada foi o Snorkel, pois a região prevalece de muitas dunas, e as maiorias das trilhas passam por rios e lagoas, o que o levou a fazer o isolamento do carro.
“...baseado em algumas revistas importadas, achei um modelo em particular que me chamou a atenção, até então todos os modelos de snorkels eram instalados na lateral do carro, neste modelo a furação era feita na parte superior do carro entre o capô e o para-brisas. Como existia uma certa semelhança neste ponto do carro, resolvi fazer algo parecido e o resultado foi o snorkel que equipa o X-NIVA até hoje.”
“...baseado em algumas revistas importadas, achei um modelo em particular que me chamou a atenção, até então todos os modelos de snorkels eram instalados na lateral do carro, neste modelo a furação era feita na parte superior do carro entre o capô e o para-brisas. Como existia uma certa semelhança neste ponto do carro, resolvi fazer algo parecido e o resultado foi o snorkel que equipa o X-NIVA até hoje.”
Certamente o que lhe deu mais trabalho para a adaptação foi o novo motor (VW AP): “...partimos do zero e envolveu vários profissionais para que todos os componentes funcionassem de forma adequada.”
“A peça criada que me deu mais prazer em ser construída, acho que foi o conjunto de alargadores e da grade frontal, da personalidade ao carro, mesmo depois das modificações na lataria, ainda não tinha um conjunto de alargadores definidos, e o modelo que me chamou mais atenção era um importado ao qual não teria como adquirir, foi quando um colega me enviou por e-mail uns rascunhos onde idealizou uma fusão de componentes da L200 ao Niva, e a partir daquele rascunho eu dei inicio a confecção das peças. Embora visualmente sejam muito semelhantes, os componentes do X-NIVA, tem dimensões diferentes das peças da L200. È Bom lembrar este fato, pois já tive relatos de colegas que compraram as peças originais da L200 e tentaram instalá-las no carro sem um resultado muito satisfatório.”
O X-NIVA está equipado com rádio de comunicação VHF (2 metros), assim como aqui na Bahia, é quase um padrão no nordeste, todos os “fora-de-estrada” usam VHF. “...sou radioamador desde 2000, e sempre ajudei ao colegas jipeiros na orientações de qual rádio é mais adequado para cada caso, sempre que possível viabilizando junto a ANATEL cursos de formação para os interessados em ingressarem no radioamadorismo.”
Bem antes do X-Niva o Cassiano descobriu o Off Road.
“... na verdade eu possuí outro niva (branco) por um curto período foi quando tive o primeiro contato com um comboio de jipes estava com minha família e ficamos impressionados com tantos carros diferentes. Só anos depois é que tive contato com os participantes deste comboio e muitos são hoje grandes amigos.”
Comenta que embora já tenha participado de vários eventos como competidor, percebeu que já estava bastante envolvido nos mesmos. Os mais conhecidos são o Raid da Meia-noite, JeepSHow e o Rally RN1500.
“... desde 2001 comecei a colaborar em diversos eventos aqui na região, quer seja na direção de prova ou na apuração e cronometragem. Eu adoro competições como espectador, mas curto mesmo é uma boa trilha. O Raid da Meia-Noite é o que eu mais curto, organizado pelo Jeep Clube RN, é um dos eventos mais longos, exige dos competidores e de seus carros. Um ponto importante que sempre tive atenção especial foi em registrar os eventos quer seja fazendo a divulgação nas TVs, jornais e revistas, bem como coletar fotos e vídeos dos participantes para disponibilizar na internet e assim compartilhar com todos, fora do estado já estive em diversos eventos tais como FENAJEEP em Santa Catarina, Brasil Off-Road em São Paulo, Brasileiro de 4x4, entre outros.”
Inicialmente Cassiano queria um 4x4 pensando em veículo para se deslocar pelo litoral, e aos poucos foi se aproximado dos clubes e participando mais ativamente dos eventos e trilhas.
“... conforme ia superando os desafios e os problemas mecânicos nas trilhas, adquiria conhecimento, isso foi gerando uma afinidade maior com o meu parceiro, o X-Niva, nem percebi quando me apaixonara...”
Participante ativo do Jeep Clube RN, já fez parte até da diretoria, e sempre que possível participa das reuniões para colaborar nos eventos dos outros clubes.
Também de certa forma o X-Niva é o carro do dia-a-dia, leva o Cassiano para todo lugar, até para o shopping (piada de offroaders rsrsrsrsrsrs...).
O Rio Grande do Norte é agraciado com um litoral enorme, tem inúmeras trilhas e uma diversidade de clima e topografia impressionantes, já rodei muito, afirma Cassiano, mas nunca viajou para fora do seu estado com seu Niva.
“... recebo muitos convites, mas nunca fui a um encontro nacional de Niveiros, vontade de participar eu tenho, certamente este dia chegará.”
Cassiano nos contou como nasceu o site Natal 4x4, inicialmente o maior contato que tinha era pelo ICQ, e sempre os novos eram feitos por indicação, como na época existia poucas páginas na internet, muita troca de informação era feita por esse canal de comunicação ICQ ou por e-mails, daí surgiu a ideia de montar uma página e documentar as informações que recebia, bem como relataria as modificações que fossem bem sucedidas.
“... surgiu a necessidade de criar um nome para a página, e em um bate-papo no ICQ, surgiu a idéia de criar páginas regionais que posteriormente seriam integradas em um grupo maior, foi dai que surgiu a Equipe Natal4x4 Off-Road. Começou em uma pagina de hospedagem grátis que continua no ar até hoje, de forma simples tentei disponibilizar o máximo de informação e imagens, apesar das dificuldades da época, vale lembrar que câmeras digitais e internet banda larga ainda não eram disponíveis, ao longo do tempo, o volume de informações demandou a necessidade de uma hospedagem maior e hoje está hospedado no domínio http://www.natal4x4.net.br/ ”
Com a divulgação das fotos do X-Niva e dos relatos das modificações que o Cassiano estava fazendo, começaram a surgir as perguntas com muita freqüência sobre as peças e como fazer para adquiri-las, o Snorkel foi o primeiro a ser comercializado, e aos poucos foram surgindo outros itens que passou a disponibilizar para os amigos interessados, o objetivo principal era ajudar a melhorar os nivas dos amigos. “... incontáveis amigos pelo Brasil eu fiz, e muitos deles colaboraram para a criação do X-Niva.”
Interagindo com a Natureza: “... tive uma excelente escola neste sentido que foi o Jeep Clube RN, ele é o segundo clube de jeeps criado no Brasil e desde sua criação vem se preocupando com as questões de preservação da natureza. Nossa região é abençoada com um litoral paradisíaco e preservá-lo é uma obrigação.”
Fora o X-Niva o que Cassiano mais curti é fotografar e filmar, sempre que possível registra os ventos que participa, muito material disponibiliza no site e no Youtube
“...a melhor foto, na verdade, é uma montagem bem divertida e foi bastante comentada, o X NIVA em Marte, e o melhor vídeo, certamente foi uma capotada durante o Jeep SHow, eu estava no local certo e registrar tudo. Ao mesmo tempo um amigo fotografou tudo e as fotos foram publicadas em revistas e jornais locais e nacionais.
Perguntei ao Cassiano se acreditava que o Niva voltará ao mercado Brasileiro e se ele compraria um zerinho: “... interessante esta pergunta, e creio que existindo essa possibilidade certamente o Niva teria sua fatia no mercado Brasileiro. É só verificar a realidade dos países onde ele ainda é comercializado, ele chegou a receber uma roupagem nova bem mais moderna, o Chevy Niva, mas que não superou o visual clássico do modelo original que voltou a ser produzido, agora como Lada 4x4 M, eu seria um forte candidato a proprietário de um Niva 0Km, mas creio que de imediato faria as modificações para deixa-lo igual ao X-Niva.”
O re-construtor do Niva sempre ver possibilidades de inovações criativas, visualiza algumas bem interessantes, mas afirma que só divulga as que consegue viabilizar e que dão bons resultados
“... embora o foco do trabalho seja para melhorar o X-Niva, há alguns anos atrás comecei a projetar um carro que reunisse às vantagens da mecânica do Niva e o visual parecido ao do X-Niva, a grande diferença é que seria feito como um carro de rally, com chassi tubular e carroceria toda em fibra de vidro. Cheguei a viabilizar algumas peças que foram testadas e componentes com um novo visual como a grade frontal, o snorkel e as lanternas traseiras, caso das peças EVO que comercializo. Cheguei a divulgar em minha página, e dei ao Projeto o nome de X2 porém, devido aos custos envolvidos, não consegui dar andamento ao projeto ficando para uma outra oportunidade.”
“Atualmente o X-Niva está passando por algumas mudanças que estão alterando um pouco o seu visual, as rodas mais largas e agora no estilo BLACK, falta apenas a aplicação dos frisos vermelho refletivo, o novo bagageiro EVO mas moderno e aerodinâmico está recebendo um conjunto de quatro faróis de milha em LED mantendo o posicionamento dos antigos faróis halógenos. O painel anterior era bem modificado e usava s instrumentos do Gol G3, agora está passando por mudanças para integrar um novo instrumento do CrossFox além de instrumentos digitais e de navegação GPS. Na seqüência devo fazer um novo modelo de suporte de estepe e novos estribos laterais. Na parte mecânica estou trabalhando em vários projetos,
um novo sub-chassi para melhorar a instalação fixação do conjunto de caixa de marchas e redução, um novo conjunto de eixos Dana 33 o que permitirá a instalação de bloqueio, e um kit de adaptação para colocar um câmbio clark no X-Niva.”
Grade Frontal |
Skoop Lateral |
LanternasTraseiras Modelo EVO |
Protetor do Cárter |
Skoop do Capo |
Alargadores de paralama |
X-Niva com amigos... |
.
.
.
.
Fonte:
Contatos:
MSN: natal4x4@hotmail.com
E-Mail: natal4x4@hotmail.com
Fone: +55 84 9481-0900
.
.
.
.
8 comentários:
Gostei do X-Niva em Marte
MUITO BOM, ISTO É UMA HOMENAGEM AO CASSIANO.
FIZ AS MODIFICAÇÕES NO MEU NIVA BASEADAS NO X-NIVA, COM PEÇAS FORNECISA PELO CASSIANO.
PARABENS PARA A MATERIA E PARA O CASSIANO POIS ALEM DO MEU EXISTE MUITO NIVA QUE USOU ALGUMA IDEIA APLICADA NO X-NIVA.
amigos como consigo essa grade dianteira?
www.natal4x4.net.br
Amigo
Como faço para receber uma peça que comprei a mais de 2 anos?
Paguei por ela em 11/2010 e até agora nada!!!
Gostaria de saber como adquirir os alargadores, a entradas de ar e o grade da frente, imail pra contato rezemak@hotmail.com atenciosamente Joao Rezende, aguardo retorno!
tb quero comprar os alongadores como faço
Isso!
Comprem para presentear os amigos também.
Façam o pagamento antecipado, como ele ira solicitar irredutivelmente, e esperem sentados. Se tiverem mais de 50 anos; recomendo esperar já deitados no esquife };)
Postar um comentário