7 de jul. de 2016

3º Encontro Lada Fans RS, O Aquecimento by Leonardo Cardoso (post 1122)





Há algum tempo o Léo Cardoso convidava os Camaradas Niveiros da região para
visitar as Minas do Camaquã, um distrito de Caçapava do Sul com várias belezas naturais que abrigou a Companhia Brasileira do Cobre – CBC e, quando esta cessou as atividades, voltou-se para o turismo ecológico e de aventura.



O acesso ao local se dá pela RS-625, em um trajeto de 56 km de estrada de terra, à qual pode se chegar pela BR-153, que liga Caçapava do Sul a Bagé, ou BR-392, que liga à Santana da Boa Vista.







Neste trajeto da RS-625 passa-se pela localidade de Guaritas, uma formação geológica belíssima que é considerada uma das Sete Maravilhas do Estado do Rio Grande do Sul.
 



Foi assim, numa quinta-feira o camarada Fernando e sua esposa Luciene, da cidade de Cachoeira do Sul, decidiram ir conhecer o local e comentaram com o Camarada Geniva e Ernani Hadres, das cidades de Vera Cruz e Portão, que prontamente aderiram à “Caravana Niveira”. No domingo, dia 03 de julho encontraram-se na entrada de Caçapava do Sul, e seguiram para percorrer os 160 km de ida e volta às Minas em quatro Lada Niva.




O trajeto de ida foi tranquilo e divertido no trecho de terra, quando fizeram algumas paradas para fotografar as formações rochosas das Guaritas, que podem ser vistas da própria estrada. Como pretendiam voltar no mesmo dia o passeio foi rápido, deixando de realizar caminhadas e subidas nas rochas, passeios que estão disponíveis com a contratação de guias da Associação de Moradores do local.












Chegaram ao meio dia na localidade de Minas do Camaquã propriamente para almoçar no Restaurante e Pousada Bellamina, junto à Praia do Paredão e ao pé da Pedra da Cruz, pontos turísticos da localidade.
Vale destacar que a Pedra da Cruz é o ponto culminante da região com 140 metros de altura e é assim chamada porque tinha uma cruz iluminada no seu topo, que servia para navegação noturna do avião particular do Baby Pignatari, proprietário da CBC. Ano passado, em função de uma forte tempestade essa cruz foi derrubada, e hoje no local há uma tirolesa de 1.110 metros de cumprimento que cruza sobre a praia, sendo uma das atividades de aventura disponibilizadas por uma empresa local, a Minas Outdoor Sports, que também oferece atividades de cavalgada, ciclismo, escalada, etc., além de restaurante e hospedagem.










Pois foi acompanhado de um guia desta empresa que a Caravana Niveira partiu depois do almoço para a visita às antigas instalações da CBC, visitando as minas subterrâneas e a céu aberto de onde era extraído o cobre, sendo que esta última tem 150 metros de profundidade, hoje foi inundada pela água da chuva e se tornou um lago azul pela reação química do minério.





De lá partiram para visitar a Barragem João Dias, também criada pela extinta CBC e onde ocorrem atividades de canoagem, stand-up paddle, escalada e arborismo, além de ser oferecida a possibilidade de camping selvagem.






 Caindo à tardinha seguiram para o final da viagem, percorrendo o trecho da estrada que liga à Santana da Boa Vista, quando surgiu mais diversão, já que a estrada estava bem esburacada e com bastante cascalho solto, fizeram os Nivas levantar poeira.
 



O final do aquecimento encerrou oficialmente entre a BR-392 e a chegada a Caçapava do Sul já à noite, quando os niveiros visitantes seguiram em comboio de volta para suas casas. Afinal

 
Afinal das contas os camaradas Fernando, Luciene e a mascote Mel rodaram 324 km no seu “Grená dos Arrozais”, o camarada Geniva com sua esposa Janini e filha Vitória rodaram 520 km no seu “Capadócia” e o Ernani e sua esposa Renata rodaram 720 km a bordo do valente Niva “Charruá” mostrando mais uma vez a valentia das viaturas e a camaradagem dos amigos. Já o cicerone Léo Cardoso, sua amada esposa Suzana e a pequena Luísa, que estavam praticamente em casa rodaram apenas 150 km com o “Colorado”, e muitos felizes de ter apresentado aos amigos as belezas do cantinho do seu estado.
 








 






Esse passeio offroad foi apenas para aquecer o 3º Encontro Lada Fans RS que ocorrerá no final do ano em Caçapava do Sul – RS nos dias 9, 10 e 11/12/2016.





Fonte:
Leonardo Cardoso.
Niva 1990 – “Colorado Velhaco”.
Caçapava do Sul – RS.