7 de abr de 2011

34 anos do lada Niva!



Dia 5 de abril após o dia nacional dos Jipeiros, não é um dia como outro qualquer para os entusiastas de off-road, desde 5 de abril de 1977, há 34 anos, começou a produção em massa do lendário LADA NIVA 4x4! O começo de uma longa história de amor e conquista dos cinco continentes, o Everest e os dois pólos, continua a bater centenas de milhares de corações ao redor do mundo sem nunca perder a sua autenticidade! Fora da Rússia, na França por exemplo, estima-se que há mais de 36.000...



Ágil, leve, tem uma destreza fenomenal e inteligente, fecha seus críticos. Um verdadeiro canivete suíço sobre rodas! E Deus sabe se eles estão afiados! No entanto, poucos foram aqueles que no final dos anos 70, ousou prever tal longevidade em que deveria ter sido um instrumento comum de trabalho no campo soviético. 



Não contaram com o fato do projeto VAZ 2121, o primeiro estabelecimento verdadeiramente independente da fábrica do Volga, foi totalmente revolucionário na época! Com seu corpo monobloco, a sua tração integral permanente, freios a disco e suspensão independente, sua arte, seu diferencial central e bloqueio e seu pequeno tamanho, o LADA NIVA 4x4 inventado sem conhecer o conceito de SUV Compact tal como é concebido hoje! 



Fiel à sua silhueta intemporal e atemporal, com exceção de algumas pequenas alterações, espelhos e interior, o “lendário trigo do campo”, no entanto várias evoluções técnicas ao longo de sua carreira. Especialmente para atender as mais recentes normas européias em matéria de segurança passiva e das emissões de poluentes (Euro 5).




Assim, a atual versão "M", apareceu em 2010 no mercado, adotando novos faróis e espelhos alargados, um painel de instrumentos digital, um banco traseiro de retenção de carga, uma nova bomba água, embreagem modificada, um novo sistema de regulação do processo de transferência modernizado, um sistema de ventilação do cárter melhorado pela presença dos selos de silicone, cubos de roda corrigida, novas tulipas para juntas homocinéticas, braços pitman novo, suspensões e amortecedores atualizados, servo-freio novo, com um cilindro mestre 22,22 milímetros, um pedal do acelerador a “gás” (o primeiro da AvtoVAZ), um novo coletor de admissão, um sensor de fluxo de massa para medir o sinal digital, um computador da injeção (ECM) mais compacto!



O mais popular deles é sem dúvida a versão de "cinco portas", surgiu em 1995 e vendeu mais de 110 mil até agora. A cada ano, a AvtoVAZ e suas subsidiárias reunem mais de 6.000 veículos especiais com base em LADA NIVA 4x4, a partir da ambulância, no transporte de dinheiro, na luta contra os incêndios, no monitoramento do serviço de gás, nos equipamentos militares, e até mesmo capacitado para de flutuar na água!



Caçadores, pescadores, alpinistas, aventureiros, montanhistas, médicos, engenheiros florestais, veterinários, artesãos, comerciantes, arquitetos, agricultores, resorts de esportes de inverno, residências, prefeituras, guarda de parques, oficiais da marinha, funcionários da FED, na construção do Eurotúnel do Canal da Mancha em 1991, centros comerciais, os rebeldes militares, policiais, polícia de choque, nas praias, nas prisões, os terroristas e os turistas, outras profissões, etc, elegeram "O Verdadeiro 4x4!"



Em 2010, a LADA NIVA 4x4 também representou 21,6% das exportações da AvtoVAZ no mundo excluindo CKD com 9.094 unidades, crescimento de 9% em relação a 2009, mais de 44.600 unidades de todas as versões entregues para o mercado russo (67%)! E isso provavelmente não é concluída porque os três primeiros meses de 2011, 12.390 unidades já foram registradas na Rússia, 44% a mais que no primeiro trimestre de 2010! 



Mesmo no auge da crise, a demanda para o "antepassado" nunca diminuiu, pelo contrário, garantido fácil-fácil "nas cabeças" do ranking nacional russo de 4x4, o mais vendido, na frente do Chevrolet Niva, suposto substituto! Não dizem que verdadeiras lendas nunca morrem? Feliz Aniversário "campo de trigo"!


.
.
.
Fonte:
Lada INFO
.
.
.
.

3 comentários:

W&T disse...

Feliz Aniversário "campo de trigo"

Só pra variar, MUITOOO boa a matéria!!!
Parabéns!

Kavuska disse...

Pois é. Muito legal a matéria.
Parabens Betão...ligado no assunto, como sempre.

Phoenix Lada disse...

Excelente matéria, você é um grande formador de cultura no meio nivistico.