James May lendo o manual... |
"Jeremy Clarkson, que faz de tudo, disse uma vez que um homem de verdade nunca lê um manual de instruções.
Capa da revista inglesa TOP GEAR de janeiro de 2011 |
"...Realmente muito bom" - comentário de James May Trechos da revista TopGear (3 páginas) |
Outros trechos da revista TopGear (2 páginas)... |
Não tenho certeza se concordo com isso. Aposto que os astronautas da Apollo tinham lido alguns manuais de instruções para o Módulo Lunar, e ele vai chamar eles todos de um bando de maricas? Quando se trata de carros, porém, ele pode estar certo. Mesmo muito complicado os carros modernos com seus navegadores e suspensão reconfiguráveis são bastante lógicos, e em qualquer caso, os manuais são tão maciços que você precisa levá-los em férias com você.
James May testando o Lada 4x4 |
A máquina 1.7 |
No entanto, correndo o risco de ser tachado de burro, aqui há algumas palavras do manual do proprietário para o carro que eu fui apenas dirigir.
“Puxe a maçaneta para abrir a porta pelo lado de fora. A luz de se acende automaticamente quando a porta é aberta.” Que tal? Ele continua:
“As portas tem encosto de braço. Gire a manivela na porta para abrir o vidro.”
Isto é incrível!
Para quem ainda acha que o comunismo era uma boa idéia, eu apresento a vocês um Lada. A coisa é, isso não é algo que eu peguei em um autojumble (peças de carros classicos na Inglaterra). Eu encontrei-o no porta-luvas de um carro novo (apesar de que está em produção desde 1977) e que está – mais ou menos – à venda na Grã-Bretanha. É o Niva, a palavra russa para o campo de plantação.
Mark Key, passando pelas importações do Niva em um chapéu engraçado russo, acusou-se com a importação deste ícone de excelência do setor automotivo Soviético pela primeira vez desde o início dos anos 90. É seu por um pouco menos de £ 10,000 em vermelho, branco ou azul, e vem com uma garantia de dois anos. Atualmente, o Niva está disponível apenas na opção de quatro lugares ou van. As ferramentas para a versão RHD ainda existe na fábrica, aparentemente, mas que só irá ser retiradas se você colocar uma ordem para 500 ou mais. Mark vendeu até agora seis.
Hoje em dia o Niva tem sido atualizado conforme os tempos e agora tem injeção de combustível para o motor 1.7 a gasolina, instrumentos modernos e “retrovisores mais aerodinâmicos”. Aqui está uma coisa interessante. Recentemente, Mark, o importador, pegou o seu Niva em um dia de teste organizado por uma revista especializada e, apesar do ceticismo inicial, ele humilhou coisas maiores e mais elaborados.
Isso não me surpreende totalmente. Ele é leve, para começar, pesa 1,210 kg, o que é mais de meia tonelada mais leve que o Defender mais básicos dos anos 90. Considerando isso. Algumas das fotos que você vê aqui foram retiradas da parte tras de um enorme Nissan Pathfinder, e havia ficado varias vezes atolado em nossa fazenda, mas o Niva saltou como uma cabra. É fácil de dirigir e tão facil de escapar de armadilhas como a maioria das pessoas deseja."
James May equipe TopGear |
.
.
.
fontes:
.
.
fontes:
Por: James May
Fotos: Justin Leighton
Tradução: Leo
Este texto foi originalmente publicado na edição de janeiro da Top Gear magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário