29 de jan. de 2016

Sistema Selado de Arrefecimento by Fuynha Mustelidae (post 1092)



Nosso amigo e camarada niveiro Fuynha Mustelidae nos prestigiou com uma promoção fantástica de uma alteração simples que traz bons resultados para os nossos Lada Niva.
Ele instalou no seu Lada Niva “Marvado” um revolucionário sistema eficiente de arrefecimento através de novo “Reservatório de Expansão do UNO”, transformando assim para um o sistema selado mais moderno.



Segundo ele a troca é muito simples, faz necessário uma tampa de radiador simples, porem para sistema selado, foi usado a do opala/chevette. Para compor o sistema precisa de um reservatório do UNO com sua tampa para 1.0 ou 1.4 Bar.
Remove-se o reservatório antigo e instala a do UNO acertando a curvatura da cinta que prende e fixa no mesmo local deixando o novo reservatório levemente voltado pra dianteira do Niva.
Conecta-se a mangueira que vem do bocal do radiador ao novo reservatório. Existe uma diferença de calibre desta mangueira que consiste em simplesmente sobrepor, foi cortado um pedaço de 1,5 cm de uma mangueira que encaixava no reservatório e encaixou a original do “Marvado” por cima.
Substituiu a tampa original do radiador do Niva pela do opala/chevette de sistema selado que custou na época uns R$ 10,00. Ligou a mangueira inferior do reservatório na conexão INFERIOR do sistema de ar quente, se ele ainda estiver ativo será necessário usar um "T" pra isso.    Finalizado o processo coloca-se a água com aditivo ou quem preferir só o aditivo e está pronto.


Declara o Fuynha: “Estou usando assim há quase dois anos e não notei nenhuma contra indicação. Ficou bem mais estável a temperatura que agora raramente passa dos 90 graus no painel. Antes de mudar o sistema selado, ele aquecia em congestionamentos e em longas subidas, isso acabou.”

Fuynha lembrou que na época da compra do “Marvado” trocou a bomba d´agua, válvula termostática e suas mangueiras, tudo novo e original.

 










A mangueira que vai do reservatório de expansão ao cano inferior do ar quente foi usado uma do sistema de expansão da linha volks com uma curva que deve ser cortada e o que sobra serve tranquilamente. Talvez exista outra no mercado que seja do tamanho correto e seja mais adequada, mas a que ele usou foi o da linha BX (gol quadrado)

O novo sistema acrescenta 1,5 litros de água e ou aditivo. Esse detalhe acaba ajudando bastante.

 
Observação importante: quem segura a pressão do sistema é a tampa do reservatório e não do radiador.




Como funciona o arrefecimento


                                    Ilustração original do Lada Niva...



 Ida da água...





Retorno da água...




Vídeo: Sistema de arrefecimento do motor - Vídeo Aula Animação




Mais Fotos Ilustrativas de outros veículos Lada Niva com a Adaptação Sugerida pelo Camarada Niveiro Fuynha Mustelidae:























Fontes:
Camarada Niveiro Fuynha Mustelidae
Lada Fans
Aventura & Offroad
4x4Brasil
.
.
.

4 comentários:

FUYNHA disse...

Muito legal gostei, e divulgando aqui deve ajudar outros niveiros a se livrarem deste problema. Abçs Betão.

Moura disse...

Olá.
Tenho uma duvida. no reservatorio original há apenas uma mangueira. a agua quente pressurizada entra, mas não retorna.
na adptação existem duas. a agua quente que entra pela mangueira superior, deveria forçar a agua mais fria pra dentro do motor pela mangueira de baixo, certo.
mas na mangueira de baixo vai haver a agua quente circulante do motor. o que impede essa agua de entrar no reservatorio por baixo? há alguma valvula de fluxo ou algo parecido internamente?

Unknown disse...

Muito bom! Valeu a dica :)

Unknown disse...

Olá amigos, tenho um niva com motor AP E o radiador original Do niva. E o radiador está ruim tem algum radiador que possam me indicar para por no lugar deste? Grato