3 de mar de 2011

Adaptação Lanterna (Pisca) Caminhão VW

Anteriormente havia comprado 2 pares de lentes originais da Rússia, dianteira para luzes de estacionamento e pisca frontal, e traseira para stop, estacionamento, pisca e ré.


Para minha surpresa o Grauçá ficou sem garagem por aproximadamente 90 dias, o sol do nordeste, na Bahia, em Canavieiras, castigou o Niva, e aconteceram fatos interessantes, ambas as lanternas não resistiram ao calor e se estragaram, a traseira do lado direito perdeu parte da lanterna, descolou e caiu com a vibração dos paralelepípedos, as dianteiras também na parte dos parafusos, então a saga começou pela urgência.
Primeiro comprei outro par de lanternas traseiras novas, na mão do Camarada Emerson Bazi, que recebi com lados iguais, esquerda, consegui trocar com o fornecedor Jossano, muito prestativo por sinal, profissional.
Porem, as dianteiras teria que esperar aproximadamente uns 40 dias ou mais, daí tratei de fazer uma gambiarra provisória e horrível, com acrílico de box de banheiro, nem fotografei com vergonha...
Então o amigo Emerson deu uma sugestão valiosa: “por que não faz uma adaptação do tipo Natal 4x4?”
Eu pensei, por que não?!
Será que tiraria muito a originalidade do Niva?!
Pesquisei e achei o link sugerido do Emerson e do Natal 4x4:
"Novas Lanternas Direcionais do Niva"




Segui as instruções quase a risca, visto que, não havia encontrado a lanterna sugerida da adaptação: GF 0.184
No mercado de autopeças havia várias marcas genéricas, e todos os balconistas diziam: “essa lanterna é praticamente universal para os caminhões Volkswagen”
Então investi na: Sinaleira dianteira/Função de pisca;
Lente em plástico básico;
Cristal com cúpula interna de policarbonato amarelo;
Com soquete interno e terminais (1 pólo);
Aplicação universal e adaptações;
Aplicação Volkswagen;
Referências Lanternas: T11 953 041 (AM) e TAC 953 041 (CR);
Referências lentes: 2TA 953 161 (CR) e T12 953 141 (AM);
Amarelo (AM) ou cristal (CR);


Foto do Site Natal 4x4  

Instalação...


A adaptação foi realmente bem simples, quase plug-and-play, e diferente da GF 0.184, maior um pouco e sem espaço para a segunda lâmpada, mesmo assim, segui as instruções do Natal 4x4 removendo a lanterna antiga da carcaça plástica, fizemos dois furos para a fixação dos novos parafusos como sugeria, substitui-os por novos com 60mm de cumprimento, porca e arruela, e não coloquei os dois calços sugeridos, visto que gostei de cara do resultado final.

Resultado final...



Custos:
Par de Lanternas Caminhão VW: R$ 36,00
Lâmpadas 2 pólos (R$ 1,50 unidade): R$ 3,00
Soquetes para lâmpadas de 2 pólos (R$ 2,00 unid.): R$ 4,00
Parafuso, porca e arruela (R$ 0,45 unid): R$ 1,80

Total Material: R$ 44,80

Revisão de Elétrica: R$ 30,00
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Fontes:
Camarada Emerson Bazi – Ipuaçú/SC
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7 comentários:

W&T disse...

Vou trocar a do meu concerteza!
muito bom o post!

Claudinei disse...

Grande amigo a minha ja deve ter mais de 1 ano, na epoca peguei com Cassiano, show de bola.

MILANI disse...

E a lanterna traseira, dá pra fazer alguma adaptação?

"GRAUÇÁ", O NIVA 4x4 disse...

Milani, já vi várias adaptações, poucas interessantes, mas não o farei, pelo menos por agora, pois acabo de colocar lentes novas originais. Sugiro que pesquise na internet, vai encontrá-las.

Kamar disse...

Milani, no meu coloquei a lanterna traseira do MB (Mercedes Bens) 13. > Lanterna Traseira Caminhão MBB 1313/1513/1519/2O13 e 2019 até 88 COM e SEM Vigia. N° Original: MBB-008.544.00.90.
Precisa fazer um acabamento com silicone preta (a que se usa para vedar junta de motor). Eu gostei e custou baratinho.

Ralph Dinucci disse...

Eu tenho um Niva 95 sabe me disse se tem alguma adaptação da lanterna traseira ou onde eu acho

Ralph Dinucci disse...

Eu tenho um Niva 95 sabe me disse se tem alguma adaptação da lanterna traseira ou onde eu acho