20 de jun. de 2010

TESTE do Lada 4x4 "M"


"Lada Niva M
O Soviético Supremo"

A mais de 20 anos que não forneciam um carro Lada à imprensa. Para voltar ao cenário da mídia francesa, a marca fez a 321 Auto experimentar um russo Niva "modernizado", o Lada 4x4 M.


Viram o que justifica o "M" em seu nome. Externamente, observaram imediatamente os espelhos grandes, mas deveria ser um pouco mais experientes para detectar a evolução. No interior notaram um novo banco traseiro, um pouco mais confortável - tudo é relativo - e uma pitada "digital" que incorpora um termômetro de temperatura exterior e um relógio. A maior parte da "modernização" está escondido dentro. Nova bomba de água, embreagem nova, adaptadas caixas de transferência, faixa frontal expandido, amortecedores alinhados com as rodas. No total, o Niva já recebeu mais de 250 alterações, principalmente a partir do Niva Chevrolet.

Como um Porsche

Depois de uma rápida volta, usando um sensor para desligar o “transponder” do imobilizador eletrônico codificado, introduziram a chave para a esquerda do volante, como em um Porsche - provavelmente a única coisa em comum - e os quatro-cilindros 1,7 litros aspirado suavemente. O motor não desenvolve, de acordo com Lucien Lacroix (Gerente de Desenvolvimento de Rede), não há razão para mudar "é uma boa potência x peso”.



Percorreram então 30 milhas (48 km) e foi à melhor oportunidade de ver se o Lada 4x4 “M” tem pedigree ou não. Observaram a mudança de velocidade com a troca de marcha, muita apertada, a 5ª tem a impressão de estar em 3ª. Apesar de uma velocidade máxima anunciada de 137 km/h o Lada 4x4 “M” limitou-se a 110 km/h. Oportunidade única de fazer uma longa viagem pelas estradas européias com o pedal total no chão sem risco de ser fotografado pelos radares!

Confiança


Sentimento de confiança é que prevalece, o Lada 4x4 “M” consistente na forma de dirigibilidade ainda nos transporta com segurança na sua estrada favorita: a terra da floresta.


O Lada 4x4 “M” é guiado facilmente com o seu poder de direção hidráulica. Ele serpenteia por entre as árvores da floresta, tudo parece fácil e você começa a lamentar que a terra não é mais ousada. Jean-Claude Briavoine (Pilotou 4 vezes do Paris-DARÁK no Niva) comentou: “...fizemos uma demonstração jogando duro com o Lada 4x4 “M”, acredito nos piores obstáculos, sem nunca duvidar de sua montaria...”


Outro Mundo

Se fôssem dar uma opinião objetiva sobre o Lada 4x4 “M”, deveriam dizer que o acabamento não é outro, ele é de outro mundo, o comportamento na estrada é muito limitado e não há mais ruído no cockpit, na selva, no por do sol. Mas não poderiam julgar o Lada 4x4 “M” como qualquer outro carro, o que 4x4 real é o resultado de uma história, uma tradição. Como o Land Rover Defender, que é a raça daqueles que continuam a funcionar quando os outros param. Portanto, esqueçam o consumo gigantesco e os assobios do processo de transferência, o principal é que o serviço é prestado, 4x4 extraordinário e funcional. Sobre este ponto, os rangeres, os caçadores e os agricultores não estão enganados, o Lada 4x4 “M” está lá quando necessário e é capaz de suportar as piores atrocidades.


Não devem esquecer que sensação única de andar em um Lada 4x4 “M”, pode sentir o motor, a mecânica é tudo meio cru e por vezes brutal. Para desbloquear o processo de transferência, você primeiro deve ser dirigido para trás antes de dar um golpe bem no fim.

Viril.

Conclusão


O Niva é atemporal, clássico e insubstituível.
A "modernização", apresentada é mais uma maneira de lembrar ao público que ainda existe no mercado um 4x4 (na frança), de valor acessível, cativante e indestrutível.

Notas de 1 a 5

• Estilo indoor / outdoor = 4
• Qualidade e acabamento = 1
• Usabilidade e simplicidade = 4
• Equipamentos e opções = 1
• Conforto e suspensão = 1
• Segurança ativa e passiva = 1
• Prazer de condução = 3
• Performance = 1
• Aprovação = 2
• Consumo de Combustível = 3


Classificação: 4,2 / 10



Lamentaram:

• Nível de ruído
• Desconforto
• Acabamento
• Manipulação
• Travagem
• Equipamento





Gostaram:
.
• Franqueador surpreendente
• Comprovada tecnologia (!!!)
• Estilo
• Preço


Modelo testado: Lada Niva M

• Velocidade máxima de 137 kmh
• Média Cidade/Campo 9,5 Km/litros
• 1.270 kg de peso
• Motor 4 cilindros em linha
• Deslocamento 1.690 cm3
• Combustível Gasolina
• Potência 81 cv às 5000 rpm
• Torque 127,5 Nm a 4.000 rpm
• Imposto Power 7 HP
• Transmissão 5 BVM-
• Transmissão Tração
• Dimensões (/ W L / H) 3,72 / 1,68 / 1,64 m
• Tanque de 45 litros
• Emissões de CO2 233 g / km


11.499 €
(R$ 25.311,59 - Câmbio de 20.06.2010)

.
.
.
Por Julien Caupeil
.
.
.
Fonte:
321AUTO
França
.
.
.

Um comentário:

Kavuska disse...

Interessante, mas ainda assim é um carro limitado. Podiam ter melhorado a portencia, trocando de vez este motor arcaico, mesmo sendo injetado. Velocidade final anunciada não foi atingida.
Perdeu a capaciade pra 5 pessoas, na banco traseiro só tem 2 cintos diagonais. Ja era tempo de tirar o estilo de veiculo rustico.